PORTIFOLIO INDIVIDUAL 5 SEMESTRE PEDAGOGIA

959 palavras 4 páginas
PORTIFOLIO INDIVIDUAL 5º SEMESTRE PEDAGOGIA

INTRODUÇÃO
Com base nas disciplinas estudadas no semestre e nos textos de apoio para enriquecer o trabalho individual mais a pesquisa realizada com uma criança de 9 anos de idade estudante do 3 ano do ensino fundamental, foi possível identificar a importância de uma brinquedotecas no ambiente escolar e como ela é fundamental para favorecer a aprendizagem do sistema alfabético de ensino, e permite a sociedade fazer o resgate do lúdico esquecido pelas pessoas, e negado ás crianças. Portanto sabemos que o contexto social que a criança vive influencia fortemente o seu desenvolvimento, os jogos e as brincadeiras são praticas culturais que se inserem no cotidiano das sociedades em diferentes épocas da vida das pessoas, evidenciando com isso o quanto os jogos participam da construção das personalidades e interferem nos próprios modos de aprendizagem humana. Eles estão presentes desde os primeiros momentos da vida do bebê. Piagt (1987) dá especial atenção aos jogos de exercício no período sensório-motor, no momento em que as crianças, ao brincarem, aprendem a coordenar visão e movimento das mãos e dos pés; visão e audição, em fim a perceber o mundo em sua volta, e começarem a agir.

A importância da Brinquedoteca

Atualmente muito se ouve o ato de brincar protagonizado pela criança e o quanto o brincar é importante para as mais variadas inferências, tais como momentos de prazer, divertimento, de gastar energia, se comunicar, imaginar, extravasar, compreender o mundo à sua volta.
Concebemos, ainda, que o jogo, além de construir-se como veiculo de expressão e socialização das práticas culturais da humanidade é veículo de inserção no mundo, é também uma atividade lúdica em que as crianças se engajam num mundo imaginário, regido por regras próprias que geralmente são construídas a partir próprias regras sociais de convivência. Segundo Leontiev (1988, p. 130), é o jogo de regras que requer a atenção dos

Relacionados