Salvador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VASCO DA GAMA

Acadêmicas

Bárbara Daiane
Natiane Amorim
Itana Lima
Jaqueline Patrícia
Vânia Machado



CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
DOCENTE: JOÃO CARVALHO


MONARQUIA












Salvador
2012

FACULDADE VASCO DA GAMA

REFERENCIAS:
Livro: Historia da Bahia - Luis Henrique Dias Tavares, capitulo: IX; Documentos históricos bibliotecanacional; Crônica de João III; (Tratado descritivo do Brasil em 1587); Cartas de Luis santos Vilhena( noticias soteropolitanas).




RESUMO
CIDADE DO SALVADOR
PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL





**Haverá sem casa feitas e
começam-se engenhos de açúcar
e plantam –se canas, algodão e
mantimentos porque tudo que se
planta tudo se dá.***









Salvador
2012

PRIMEIRACIDADE DO BRASIL

Salvador, primeira cidade fundada nas terras do Brasil, antes de 1549 existiam apenas vilas nenhuma possuía categoria de cidade. Os donatários fizeram apenas somente o que lhes eram permitidos pelas de doações, restam duvidas sobre o mês e o dia do seu nascimento, 13 de junho de 1549 data sugerida por Theodoro Sampaio dia em que se realizou a primeira procissão de corpus christina cidade conforme carta do padre Manoel da Nóbrega, O historiador Pedro Calmon defende que a data correta é 1° de maio dia em os trabalhadores na construção dos muros, das casas e dos baluartes da cidade começaram a “vencer soldos” , conforme os mandatos de pagamentos não sendo realizados em dinheiro , mas em utilidades como: foices, machados, machadinhas, facas, anzóis, tesouras, enxadas,pentes e espelhos.
Não sendo possível uma prova exata para esta e outras datas sugeridas, não existe documentos que as comprove, uma comissão do instituto geográfico e historia da Bahia, da Academia de Letras da Bahia e do centro de estudos baianos, sugeriu a data 29 de março como data simbólica da fundação da cidade do salvador. Argumentaram que este dia desembarcou o primeiro governo geral naenseada do porto da barra, episódio este no qual não restam duvidas.
O centro da cidade do salvador começou a existir em algum dia do mês de abril de 1549. É o que esta em Francisco de Andrade (crônicas de D. João III)...
Outra questão bastante discutida é a dos primitivos limites da cidade, Theodoro Sampaio a concebeu no modelo das cidades medievais da Europa ocidental, com uma praça da qual partiamruas longitudinais e transversais, ele a marcou com duas portas a do sul, porta de santa luzia na altura do ex-prédio da secretaria da agricultura e aviação, hoje palácio dos esportes, a do sul ou porta de santa Catarina, no começo da antiga rua misericórdia. À medida que a cidade foi crescendo, rompeu o primeiro muro, avançou com a porta do sul mais para são bento, a do norte mudou para o Carmo:porta do Carmo.

PRIMEIRAS RUAS E PRAÇAS
A cidade possuía uma praça quadrada, onde estava à casa dos governadores e a casa da vereança. Daí partiam ruas as ruas longitudinais: direita dos palácio ou dos mercadores (atual rua do Chile) e a rua da ajuda e as ruas transversais do tira chapéus e das vassouras. Haviam dos caminhos que levavam as praias: uma ao sul, a ladeira da nossa senhora daconceição, e outro ao norte, a ladeira fonte da pereira. Da porta sul abria-se caminho por terra para a vila velha do pereira e a graça. O da porta norte atingia o terreiro do colégio dos padres e jesuítas e a ladeira do monte calvário ou dos frades carmelitas.
Gabriel soares descreve a cidade do salvador 1583/84com duas praças a casa dos governadores e a do terreiro de Jesus, e três ruas que asligavam à igreja da ajuda e da sé, continuando-se até terreiro. A que se estendia á direita alcançava o mosteiro de são bento em construção. Nesse conjunto estreito ficava a cidade em destaque os prédios de vereança, do governo, da alfândega, do colégio dos padres jesuítas e as igrejas da ajuda e da sé. Na ponta do Itapagipe localizavam-se duas olarias e os currais pertencentes a Garcia D’ Ávila. Na...
tracking img