Trabalahoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

VALÉRIA APARECIDA DOS SANTOS










O meio ambiente e nossas ações






















Macaúbas
2012



VALÉRIA APARECIDA DOS SANTOS
















o meio ambiente e nossas ações










Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito e Legislação, Trabalho Profissional I, Planejamento Social e Políticas Sociais II.Prof. Edna Braun, Jossan Batistute , Rodrigo Eduardo Zambon.











Macaúbas

2012







Introdução

OBrasil, o maior país da América Latina e quinto do mundo em área territorial, compreendendo 8.511.996 km², com zonas climáticas variando do trópico úmido a áreas temperadas e semi-aridas, é certamente o país detentor do maior patrimônio de biodiversidade (E sociobiodiversidade) do planeta. Mais de 16% do território brasileiro corresponde a áreas de proteção ambiental (sendo 5,22% em unidades deconservação federais, tais como parques e reservas ecológicas e extrativistas, e 11,12% em áreas indígenas.

Atualmente, muito se tem comentado sobre a questão ambiental, principalmente sobre as mudanças climáticas as qais nosso planeta vem enfrentando.

A seguir o plano para conservação do meio ambiente.Dentre as políticas trabalhadas na disciplina de políticas sociais II, irei abordar sobre a Politica do Meio Ambiente. O plano que irei discorrer a seguir está relacionado com a Politica Nacional para os Recursos do Mar.

A Política Nacional para os Recursos do Mar tem por finalidade fixar medidas essenciais à promoção da integração do Mar Territorial ePlataforma Continental ao Espaço Brasileiro e à exploração racional dos oceanos, compreendidos os recursos vivos, minerais e energéticos da coluna de água, solo e subsolo, que apresentem interesse para o desenvolvimento econômico e social do país e para a segurança nacional.

A Politica Nacional de Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambientalpropicia à vida, visando a assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos intereses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana.

No Brasil, a questão ambiental está mudando de patamar, ultrapassando a sua fase heróica e resistente, na qual o ambientalismo e o desenvolvimento eram tidos como adversários. Nesse sentido, a internalização dosnovos conceitos de desenvolvimento sustentado iniciou um novo ciclo, baseado na fomulação e na implantação de políticas ambientais, assim como na busca de negociação e do entedimento entre a preservação ambiental e os processos de produção.

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima- projeto Orla é uma iniciativa inovadora fo Ministério do Meio Ambiente – MMA, em parceria com aSecretaria do Patrimônio da União – SPU, e busca contribuir, em escala nacional , para a aplicação de diretrizes gerais de disciplinamneto de uso e ocupação da Orla Marítima.

O seu desenho institucional se orienta no sentido da descentralização de ações de planejamento e gestão de espaço, da esfera federal para a do município, e articula órgãos Estaduais de Meio Ambiente.São objetivos estratégicos do projeto Orla o fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor publico e privado na gestão integrada da orla; o desenvolvimento de mecanismos institucionais de mobilização social para sua gestão integrada; e o estimulo de atividades sócioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da orla.

O município...
tracking img