Porjeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Religião primitiva é um nome dado às crenças religiosas e as práticas daqueles tradicionais, muitas vezes isoladas, pré-culturas que não tenham desenvolvido tecnologicamente sofisticados meios urbanoe da sociedade. Para ele, antes de descrever esta ou aquela religião, é preciso saber o que é a religião de uma maneira geral. Ele diz que o método dialético utilizado pelos filósofos, através doqual eles apenas analisam a idéia que fazem da religião, deve ser abandonado. Durkheim chama atenção para a necessidade de observação não só dos caracteres exteriores de uma religião, mas dasrepresentações e atitudes rituais que desempenham as mesmas funções em todos os sistemas de crenças e em todos os cultos. Dada a diversidade das religiões, como definir os elementos que são comuns a todas elas?
Éaí que Durkheim justifica sua escolha pelas religiões de sociedades simples. Como nelas as práticas religiosas ainda se encontram nuas, sem o refinamento das religiões complexas, elas se constituemcasos privilegiados para o estudo da essência da religião. Além de permitir destacar os elementos constitutivos da religião, as religiões primitivas facilitam sua explicação, pois nelas os fatos sãomais simples e as relações entre os fatos mais evidentes.

Para Durkheim, à medida em que as religiões se desenvolvem, as causas que as originaram deixam de ser percebidas dada a interferência de umsistema de interpretação que as deformam. Ao falar em origem das religiões, Durkheim diz que não se refere a um começo absoluto, a um instante em que a religião começou a existir, mas a causas. Comoum dos primeiros sistemas de representação, a religião, ao mesmo tempo em que enriqueceu o espírito humano previamente formado também contribuiu para formar esse espírito. Durkheim diz que grande partedas noções que são essenciais ao processo de pensar (noções de tempo, de espaço, de gênero, de número, de causa, de substância, de personalidade etc.), que correspondem às propriedades mais...
tracking img