Por que ser supervisor escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª- Por que ser supervisor escolar(a) escolar? Que Caminho te leva à ação supervisora?

R- Porque representa um profissional importante para o bom desempenho da educação escolar, o grupo escolar, o qual deve opinar, expor seu modo de pensar e procurar direcionar o trabalho pedagógico para que se efetive a qualidade na educação. Na atualidade o supervisor se direciona para uma ação maiscientífica e mais humanística no processo educativo, reconhecendo, apoiando, assistindo, sugerindo, participando e inovando os paradigmas, pois tem sua “especialidade” nucleada na conjugação dos elementos do currículo: pessoas e processos. Desse modo, caracteriza-se pelo que congrega, reúne, articula, enfim soma e não divide. Os caminhos que me levam a ação são: O desenvolvimento da sociedade modernarepresenta um dos motivos , principalmente pelo fato de que a área educacional possui muitos problemas e que diretamente vinculam-se as demais atividades sociais visto que são tais profissionais que irão atuar junto ao mercado de trabalho. Também uma preocupação com a formação humana e com a forma com que o educando vem obtendo o conhecimento científico. Acredita-se na viabilidade de fazer doambiente escolar um espaço construtivo, que desperte o interesse do educando para aprender e fazer do professor um mediador do saber. E ignorar as velhas práticas educacionais e acreditar na possibilidade de construir uma sociedade onde o homem tenha consciência do seu papel e da sua importância perante o grupo.

2ª- Acredita que o(a) supervisor(a) escolar seja um profissional essencial na escola Porque?

R- Porque a figura do Supervisor desponta como elemento de intermediação associada à idéia de mudança.
A Supervisão está voltada muito mais para a ação crítica-reflexiva do que simplesmente para a vistoria de um trabalho rotineiro. E assim, acredita-se que, deve-se criar vínculo entre professor e supervisor facilitando o desempenho do trabalho educacional, e não criar situaçõesconstrangedoras ou de descaso, movidos por receio ou falta de ética.
O professor-educador deve buscar na supervisão o auxílio, o apoio, a sugestão, o acompanhamento para que a comunicação estabeleça um vínculo em comum de maneira clara e explícita, ele não deve achar vergonhoso ou de incompetência a atitude de recorrer ou de trocar informações.

3ª- Diante de inúmeros fazeres da supervisão escolhaqual deles revela o objeto de reflexão e da prática que compreendes ser de maior relevância?

R- Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer aos mesmos materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica.

4ª- Quais os desafios que a ação supervisora enfrenta no atual contexto?R- Os desafios são enorme, falta de estrutura, recursos escassos, má vontade dos educadores, dos alunos dos funcionários administrativos.
5ª- O processo de formação continuada/permanente no interior das escolas se constituem em muitas vezes, no único espaço de reflexão das escolas e como compreender esse processo de formação desenvolvido na escola? Quais as suas dificuldades e as suaspossibilidades?

R- Pode-se dizer que, na perspectiva dos estudos sobre o tema, a formação continuada é tida como necessária não somente para tentar minimizar as lacunas da formação inicial, mas por ser a escola um espaço privilegiado de formação e de socialização entre os professores, onde se atualizam e se desenvolvem saberes e conhecimentos docentes e se realizam trocas de experiências entre pares.interpretativo. Apesar dos esforços despendidos por este programa para desenvolver uma formação qualificada que atenda aos interesses dos professores percebemos que são muitas as dificuldades como: precárias condições de trabalho; classes numerosas; frágil formação; instabilidade profissional; salários precários; currículo inadequado. Esta formação pode fomentar a ampliação do estatuto de...
tracking img