Por eles

1939 palavras 8 páginas
Fluxo de Caixa
É um relatório que tem por finalidade apoiar a gerência financeira da empresa especialmente no planeamento a curto prazo.
A importância do fluxo do fluxo de caixa acentua-se na medida em que a preocupação de área financeira já não se atem em resultados obtidos por políticas isoladas de vendas, compras, produção etc., mas abrange um planeamento global (orçamento) o qual as perspectivas da empresa para um determinado período (ano, semestre, trimestre) são previamente estabelecidas a execução do de caixa e um dos factores de equilíbrio nesse contexto.
No momento que começamos a discutir sobre a demonstração de fluxo de caixa é oportuno lembrar alguns aspectos de difícil assimilação por boa parte dos empresários de pequeno porte quando se apresenta o resultado de empresa, por exemplo:
Podem ocorrer casos de empresas que apresentem prejuízo, e no entanto, tem saldo elevado de disponibilidade; ou ainda, empresas com lucros altos e pequeno saldo de caixa. É neste momento que se percebe a importância de um bom planeamento financeiro e, consequentemente, do fluxo de caixa, pois são instrumentos que possibilitam o entendimento de situações desse tipo que auxiliam a empresa na tomada de decisões. Tipos de fluxos de caixa
A demonstração de fluxo de caixa pode ser elaborada sob dois aspectos, à saber:
a) Fluxo Histórico
b) Fluxo Projectado.
Apesar de apresentar a mesma organização, as demonstrações históricas e projectadas diferem-se em suas finalidades.
O estudo do fluxo de caixa histórico é importante na análise de tendências e pode servir de base para o planeamento dos fluxos futuros.
O fluxo projectado é a planificarão das entrada e saídas futuras de dinheiro. Ele possibilita o planeamento das actividades operacionais e investimentos futuros, ao mesmo que permite planejar à captação de recursos, quando necessários, a custos sustentáveis pela entidade. Procedimentos para elaboração da demonstração do fluxo de caixa (DFC)
Para a elaboração

Relacionados