Populismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro do seminário de CRB - O processo de construção da cidadania: do fim do Estado novo ao fim do século XX
Seminário 3 – Texto: O colapso do populismo ou a propósito de uma herança maldita, de Daniel Aarão Reis Filho


1. O que é?
Entre a transformação de uma sociedade de base agrária para uma sociedade urbano-industrial emerge um modelo de desenvolvimento com o objetivo de conciliaçãode classes, hegemonizado pela burguesia industrial e dirigido pelo intervencionismo estatal, com figuras carismáticas, em seu maior exemplo Getúlio Vargas.
Como principais características do populismo no Brasil, o autor O. Ianni relaciona: a política de substituição das importações, a caracterização do Brasil como potência autônoma, a política de massas, o dirigismo estatal e a política externaindependente. Em troca de benefícios, os trabalhadores abandonam sua voz política e são conduzidos e manipulados por essas lideranças carismáticas.

2. Como surgiu?
O governo populista no Brasil tem início em 1945 e tem seu fim em 1964 com a implementação da ditadura militar.
Devido ao contexto do êxodo rural do começo do século XX em função da industrialização, a população necessitava demudanças políticas voltadas a esse novo modelo de sociedade. Através da pressão popular por meio de sindicatos foram instituídas medidas como, por exemplo, a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) feita por Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas liderou a revolução de 1930 pondo fim a República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleitoem 1 de março de 1930, Júlio Prestes, se tornando então, presidente da República.
Getúlio com seu discurso trabalhista tomou atitudes indispensáveis para o aumento de sua popularidade, como: diminuição da jornada de trabalho, salário mínimo, aposentadoria, etc. Ao mesmo tempo, o então presidente dosava suas decisões, tentando de certa forma favorecer também a elite do país.
Além de GetúlioVargas, outros presidentes foram adeptos do populismo, como o General Dutra, que em meio a Guerra Fria, e se aliando aos Estados Unidos, tornou ilegal o Partido Comunista no Brasil; Café Filho que por apenas dois anos foi quem ficou no governo após o suicídio de Getúlio; Jucelino Kubichek que com o lema" 50 anos em 5" defendia o desenvolvimentismo através de seu plano de metas, fazendo o Brasil ter umgrande crescimentos econômico. Em seu governo também levou a capital federal para Brasília; Jânio Quadros, presidente cujo governo foi marcado por crises econômicas e políticas, gerando o congelamento de salários e baixos gastos do governo; e por fim, mesmo com muita contrariedade devido a sua imagem comunista, João Goulart, que de início governou com poderes limitados devido ao parlamentarismoimplantado e depois conseguiu reconstituição de seus plenos poderes com a volta do presidencialismo.
João Goulart, portanto, foi o último representante do populismo no Brasil. Seu governo foi marcado por inúmeras manifestações populares, sendo o auge da crise política. Jango, como ficou conhecido, tinha como proposta as reformas de base, que eram compostas pelas reformas eleitoral, bancária,agrária, urbana, tributária, estatuto do capital estrangeiro, universitária, etc. As principais manifestações eram a favor da implementação dessas reformas.


3. Fim do populismo
Alguns fatores externos foram essenciais para o colapso do populismo. No plano internacional, as ideologias socialistas como a Revolução Cubana despertaram o temor das faces conservadoras do hemisfério americano. Dessemodo, aumentaram as pressões contra os governos populares e nacionalistas.
Juntamente com as forças armadas, a Igreja Católica sofreu um processo de distanciamento e quebra da obediência cega e automática por parte de seus seguidores, ameaçada pelo comunismo, visto como uma entidade ateia e autoritária.
Em consequência, as coisas começaram a sair do controle e ficaram claras as oposições:...
tracking img