Popular e popularesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRADE, Mario de
Popular e Popularesco IN Mundo Musical

p 178. “Popular e Popularesco - Uma diferença que, pelomenos em música, ajuda bem a distinguir o que é apenas popularesco, como o sambacarioca, do que é verdadeiramente popular, verdadeiramente folclórico, como o “Tutu Marambá”, é que o popularesco tem por sua própria natureza, a condição de se sujeitar à moda. Ao passo que na coisafolclórica, que tem por sua natureza ser “tradicional” (mesmo transitoriamente tradicional), o elemento moda, a noção da moda está excluída.”

p 179. “O documento folclórico, na sua prática, pode atédurar apenas uns poucos de anos e desaparecer totalmente, esquecido da maioria dos cantadores. Mas isto não impede que ele guarde sempre, por sua natureza, a condição de sua tradicionalidade. elecontinua sempre excluindo de si a noção da moda, e o seu elemento de transitoriedade no tempo. Ele foi esquecido, mas isto não implica que tenha passado. E se revivido pela memória dum cantador, ninguémreage folclóricamente contra ele. Ao passo que o documento popularesco, pelo seu semi-eruditistmo, implica civilização, implica progresso, e com isso, a transitoriedade, a velhice, a moda. O documentofolclórico, por prescindir do tempo, se torna eterno e sempre utilizável. O documento popularesco se gasta com o tempo e se torna inutilizável nos costumes.”

p 179. “Mas não se perde porém, epoderá voltar a tona outra vez... É engraçado: o documento popularesco tem essa natureza museológica de não se perder. [...] É muito divertido mesmo: o objeto folclórico é que merece o museu, merece serguardado com o maior carinho, e apresentado sempre ao público urbanizado. No entanto ele é antimuseológico por natureza, vai se transformando com o tempo em mil variantes. Ao passo que o objetopopularesco, que merece menos o museu, que não tem valor exatamente ético em sua nacionalidade, é urbano e espúrio, no entanto, é museológico por natureza e imutável. Não tem variantes em seu corpo...
tracking img