Hall - work of representantion

1640 palavras 7 páginas
MARTIN-BARBERO, Jesus. Os métodos: dos meios às mediações in Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. 1997
Crítica da razão dualista, ou as mestiçagens que nos constituem
Para entender as complexas relações sociais da modernidade (especialmente a latino-america) precisamos nos afastar (“des-conhecer”) dos conhecimentos acumulados até aqui e reconhecer uma realidade composta pela mestiçagem, pela diferença, pela variedade cultural. Esses são elementos constitutivos da nossa própria cultura latinoamericana.
A lógica dualista que se fixou na América latina, opondo de um lado um nacionalismo populista, obcecado pelo resgate das raízes culturais e de outro lado um desejo de eliminar a superstição e indolência do povo para atingir um progresso iluminista ainda persiste. Em outras palavras, a cultura da elite de um lado e a cultura popular de outro.
Para realizar uma crítica mais profunda dessa dualidade, o autor reflete sobra a questão indígena. Para ele não há a possibilidade de uma cultura indígena manter-se pura rodeada pela sociedade capitalista, mas também não é possível à mesma sociedade estar completamente indiferentes a ela. Uma interfere na outra. Quando o índio artesão assina suas obras para os turistas, dissolve-se o sentido da arte social, esmaece-se a memória daquela cultura social.
O autor então estabelece a base do que chama “mediações”. É a cultura ser transformada por dentro pela hegemonia (p.262). Essa transformação faz com que os objetos que os indígenas sempre produziram no seu cotidiano (inclusive as manifestações culturais como danças) transformem-se veículo de desagregação. Por outro lado, valem-se os índios que vivem em cidades de equipamentos modernos, como gravadores para levar trazer de suas origens seus cantos ritualísticos.
Mistura de povo e massa no urbano
Martin-Barbero discorre a partir desse ponto sobre a existência de uma cultura popular urbana na América latina. Essa concepção, no entanto não é

Relacionados

  • deslocamentos
    229353 palavras | 918 páginas