Chave de partida estrela triangulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evandro Dalto – F0820482 - Fatec Catanduva 5º Semestre - Noturno

Partida Estrela-Triângulo Y-Δ

* Consiste na alimentação do motor com uma redução de tensão nas bobinas durante sua partida. O motor parte em estrela, isto é, com uma tensão de 58% da tensão nominal, e após um certo tempo a ligação é convertida em triângulo, assumindo a tensão nominal.

* Essa chave proporciona umaredução na corrente de partida de aproximadamente 33% de seu valor, como mostra a figura abaixo. Deve ser usada em aplicações que tenham um conjugado resistente (conjugado de carga) de até 1/3 do conjugado de partida.

A chave estrela-triângulo, na prática, é utilizada quase que exclusivamente para partidas de máquinas a vazio, isto é, sem carga.
Uma vez que o conjugado de partida é proporcional aoquadrado da tensão de alimentação, teremos um conjugado de mais ou menos 20 a 50% do conjugado nominal.
Somente depois de ter atingido a tensão nominal é que a carga pode ser aplicada.
A velocidade do motor estabiliza-se quando os conjugados motor e resistente se equilibram, geralmente entre 75% e 85% da velocidade nominal.
Os enrolamentos são ligados em triângulo e o motor recupera as suascaracterísticas nominais. A passagem da ligação estrela para triângulo é controlada por um temporizador.

Vejamos o grafico que mostra o conjugado para este tipo de partida:

* Para ser possível a ligação em estrela-triângulo, os motores devem ter a possibilidade de ligação em dupla tensão (220/380v , 380/660v)

* Os motores devem ter no mínimo 6 bornes de ligação.

FuncionametoQuando o botão SH1 é pressionado, ele aciona o relé de tempo KT1 que, através de seu contato 18-15, alimenta a bobina do contator K3 que, com seu contato aberto 13-14, energiza a bobina de K1. O contator se retém pelo contato 13-14. Como este contato 13-14 també m energiza o relé KT1, o motor inicia a sua partida em estrela.
Após decorrido o tempo que foi selecionado em KT1, o contato 15-18 éaberto e, decorrido um tempo fixo de 100 ms, o contato 25-28 do relé de tempo fecha, energizando o contator K2 que abre seu contato 21-22, interrompendo a alimentação do contator K3. Através de seu contato 13-14, o contator K2 é mantido energizado. Ao ser pressionado o botão de impulso SH0, os circuitos da bobinas do contatores K1 e K2 são desligados, sendo desenergizado o circuito.

Observação:A passagem da ligação estrela para a ligação triangulo é controlada pelo temporizador estrela triângulo. O fechamento do contator triângulo se dá com um atraso de 30 a 100 ms (tempo fixo) para evitar um curto-circuito entre as fases, pois os contatores não podem ficar fechados simultaneamente.

Equacionamento

Sendo Vn a tensão nominal de cada uma das fases do enrolamento do motor, oconjugado desenvolvido é dado pela seguinte equação:
TΔ = K . Vn²
Sendo:
TΔ – torque desenvolvido na ligação Δ;
K – constante do motor;
Vn – tensão nominal de cada uma das fases.
Vn = Vl(rede)
Assim:

TΔ = K . Vl(rede)²

Quando é feita a ligação em estrela, temos a tensão de fase (vf) aplicada ao motor que é dada por:

Vf = Vl(rede) / 1,73
Temos:
Ty = K . (Vl (rede)² / 3
Resulta em:
Ty= TΔ / 3

Como o motor parte em Y, temos uma redução de 1/3 no torque de partida do motor.

Determinação das correntes da chave de partida Estrela-Triângulo Y-Δ

Consideremos o circuito unifilar de força a seguir:

Assim, consideramos IK1, IK2, IK3 as correntes que circulam nos contatore K1, K2 e K3 respectivamente. Para tanto, consideremos a ligação em Δ para obtermos os respecivosvalores de corrente. Vejamos a ligação do motor em triêngulo:

Consideremos:

IL = In
A relação entre a corrente em Δ e a corrente de linha (alimentação) é dada por:

IΔ = IL / 3
Como a corrente de triangulo IΔ é a mesma que circula nos contatores K1 e K2, tem-se:

IΔ = IK1 = IK2 = IL / 3 = 0,58 In

E sua impedância é dada por:
Z= VnIn√3 =Vn . √3In

Para calcularmos a corrente do...
tracking img