Pop chapa aquecedora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Senac Botafogo
Docente : Claudia Mendes


* Desinfecção e Esterilização Química



Curso Técnico em Farmácia
Oficina: Biossegurança
Discentes: Bruno Gomes, Edilaene Alvez, Elaine Sanches, Helena Ribeiro, Thaiany Eduardo.









Rio de Janeiro
2013
Introdução
O Processo de desinfecção e esterilização são os meios de eliminação e destruição total ouparcial em formas vegetativas e/ou forma de vida microbiana, a fim de eliminar a contaminação dos mesmos. As formas microbianas consideradas mais resistentes aos processos físicos e químicos que podem ser manuseadas laboratorialmente são; os esporos, mediante a aplicação de agentes físicos como: calor seco, calor úmido, filtração, incineração e radiação ionizante e não ionizante. É muitoimportante fazer a desinfecção e esterilização de materiais de vidro, metais e plásticos que são utilizados em laboratórios. As paredes, pisos e bancadas também devem ter os mesmos cuidados para poder evitar contaminações de produtos ou matérias- primas usadas dentro do laboratório. Por ser um local de estudos , análises, preparo de fórmulas é de suma importância desinfetar e esterilizar o mesmo.Desinfecção
Desinfecção é a redução ou eliminaçãode microrganismos. É o proceso de destruição dos mesmos com uso de agentes químico e físicos. Os desinfetantes devem ser escolhidos, armazenados, manipulados, utilizados e eliminados com cuidado, sempre respeitando as instruções dos fabricantes. Como forma de proteção pessoal, é recomendado a utilização de luvas, aventais e protecções oculares durante apreparação de diluições de germicidas químicos. O uso certo de germicidas químicos é fundamental para segurança do local de trabalho, reduzindo ao mesmo tempo o risco de agentes infecciosos.

Fatores que influenciam nos processos de desinfecção:
* Temperatura
* Ph
* Umidade relativa
TEMPERATURA: os desinfetantes são usados à temperatura ambiente. Dependendo do agente desinfetante,pode ocorrer uma melhor ação com o aumento da temperatura.
Ex: formaldeído (formol) forma líquida /solida mais conhecido como formalina.

Ph: o efeito do valor do Ph na ação microbiana depende do desinfetante e do tipo de microrganismo.
Ex: valor do Ph <70, as células vegetais ficam sensíveis, com isso favorece a ação do desinfetante.

Umidade relativa: este fator afeta diretamente aatividade de compostos na forma gasosa, como o óxido de etileno, o peróxido de hidrogênio (inativado na presença de água) e o formaldeído.

IMPORTANTE:
* Utilizar produtos com registro no Ministério da Saúde.
* manter no local as especificações dos produtos químicos e o método de socorro imediato em casos de acidentes.
Ex: lavar ou não, com água ou solução salina, etc.
*Ter sempre o registro doprocesso de desinfecção.
Ex: data de realização, hora ou turno que foi executado o processo, tipo de solução usada, validade e assinatura do responsável.
Alguns agentes químicos: fenólicos (ácido carbônico), álcool, compostos biclorados(hipoclorito de sódio e cálcio), formaldeído(líquido ou gasosa) , peróxido de hidrogênio etc.

HIPOCLORITO DE SÓDIO

É um composto químico, usado comodesinfetante e como agente alvejante. Sua ação é rápida, quanto maior o tempo exposto do produto, mais rápida será sua ação. É empregado mais para limpeza de bancadas, superfícies em geral, chão e paredes quando necessárias.Não pode ser usado em materias de metais, pratas e alumínios. Dependendo da concentração do hipoclorito de sódio, algumas materias inoxidáveis são danificadas.
Para fazer a escolhacerta do hipoclorito de sódio são levados em consideração alguns aspectos como:
* Ação rápida e eficiente.
* Não ser corrosivo.
* Não irritar peles e mucosas.
* Ter odor agradável ou sem odor.
* Baixo custo.

Álcool
Tem ação bactericida, fungicia e virucida, é usado para desinfecção de baixo nível, a fim de eliminar fungos e vírus. Atua na desnaturaçãode...
tracking img