Dez classes gramaticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A fome no Brasil

No Brasil, a cada cinco minutos, morre uma criança. A maioria de doenças da fome. Cerca de 280 a 290 por dia. É o que corresponderia, de acordo com o Unicef, a dois Boeings 737 de crianças mortas por dia. Médico, voluntário em campanhas contra a desnutrição e obcecado pelos números, Flávio Valente pesquisou dados oficiais. Existem, pelo menos, 36 milhões de brasileiros quenunca sabem quando terão a próxima refeição. Em 1987, no Brasil, quase 40% da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza.
Nos dias de hoje, um terço da população é mal nutrido, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem terras. A desnutrição infantil dá sinais mais claros do problema nas áreas rurais e urbanas.No Rio deJaneiro, na Cidade de Deus, uma pesquisa realizada em 2008, mostrou que 22% das mais de 2 mil crianças pesquisadas estavam desnutridas¹.Em Alagoas, 9,5% das crianças de até 5 anos apresentam desnutrição crônica (baixa altura em relação à idade)².
No Brasil estima-se que morram por ano 123 mil crianças com até um ano de idade, pela fome ou em decorrência da falta de amparo, segundo dados da FundaçãoAbrinq. Temos 50 milhões de indigentes, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – a estimativa mais modesta conta 14 milhões de miseráveis. Os números divergem em decorrência dos critérios para classificação da pobreza, tais como renda e consumo diário de caloria, que varia de 2.000 a 2.300k/cal. Em Campinas, dos 970 mil habitantes, 47 mil são indigentes.
O Brasil é um pais que foiconsiderado atualmente um pais desenvolvido tem uma coisa ruim a apresentar para o mundo, ele esta com um péssimo percentual no rank de pobreza no mundo. No rank geral o Brasil esta em 23º lugar, e esses índices são medidos por muitos fatores, não somente por salário  e renda, mas sim por pessoas que chegam aos 40 anos com falta de água tratada e alfabetizada, alem de ter todas as condições desaneamento básico, pobreza extrema e crianças abaixo do peso.

A Pobreza
A pobreza é um mau muito ruim que aterroriza a terra, o principal fator desse acontecimento é o capitalismo, sem duvida alguma se não vivêssemos em um mundo onde o capitalismo é predominante à pobreza poderia não existir.
Mas os motivos que estão dentro do capitalismo são o desemprego, que automaticamente leva a outro subtema que é a política, má administração dos paises, sem contar a grane corrupção.
A falta de estudo é um dos principais motivos também, mas esse motivo é decorrente da má administração do pais, pelos governantes que investem mau, ou apenas são corruptos e não tem dinheiro para investimento, podemos ver que em lugares que temos uma boa educação a taxa de desemprego é melhor, ou onde predomina osocialismo, que hoje quase não há.
Diariamente todos os brasileiros convivem e visualizam os resultados decorrentes da pobreza, na qual a maioria da população nacional se encontra, os meios de comunicação (revistas, jornais e rádio) divulgam os imensos problemas provenientes de uma sociedade capitalista dividida em classes sociais.

Uma parcela da população acredita que a condição de miséria demilhares de pessoas espalhadas pelo território brasileiro é causada pela preguiça, falta de interesse pelo trabalho, acomodados à espera de programa sociais oferecidos pelo governo, em suma, acham que só não trabalha quem não quer, no entanto, isso não é verdade.

Nas últimas décadas, o desemprego cresceu em nível mundial paralelamente à redução de postos de trabalho, que diminuiu por causa dasnovas tecnologias disponíveis que desempenham o trabalho anteriormente realizado por uma pessoa, a prova disso são os bancos que instalaram caixas de auto-atendimento, cada um desses corresponde a um posto de trabalho extinto, ou seja, milhares de desempregados, isso tem promovido a precarização dos vínculos de trabalho, isso quer dizer que as pessoas não estão garantidas em seu emprego e todos...
tracking img