As dez classes gramaticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Classe gramatical
A classe gramatical das palavras está dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.

As classes gramaticais variam para cada língua. A língua inglesa é considerada tradicionalmente composta por oito classes apenas. Ainda existem classes em outras línguas que não têm paralelo no português, como o caso das posposições edas circumposições. Na língua portuguesa, existem dez classes. Destas, seis são variáveis e quatro, invariáveis. A saber, as variáveis se flexionam em número, gênero, grau, pessoa, tempo, voz, modo e/ou aspecto; as invariáveis não se flexionam. São elas:

Variáveis
Substantivo:
(Varia em gênero [homem-mulher], número [1homem-2homens] e grau [homem-homenzinho-homenzarrão])da um grau de diminuitivoe aumentativo;
Artigo:
(Varia em gênero [o-a] e número [o-os]);
Adjetivo:
(Varia em grau [belo-mais/menos belo que-belíssimo], número [belo-belos] e, não necessariamente, em gênero [belo-bela])da as qualidades (descreve a pessoa falada);
Numeral:
(Varia, não necessariamente, em gênero [dois-duas]);
Pronome:
(Varia em pessoa [ele-eu], e não necessariamente, em gênero [ele-ela], e número[ele-eles]);
Verbo:
(Varia em pessoa [desgosto-desgostas], número [desgosto-desgostamos], tempo [desgosto-desgostava-desgostarei], voz [amo, sou amado], modo [desgostais-desgosteis-desgostai], e aspecto [comecei a trabalhar, começarei a trabalhar]).

Advérbio

Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modificam um substantivo. Éa palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.[1]

Apenas os advérbios de intensidade, de lugar e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau, a saber:

Superlativo: aumenta a intensidade. Exemplos: longe - longíssimo, pouco - pouquíssimo,inconstitucionalmente - inconstitucionalissimamente, etc;
Diminutivo: diminui a intensidade. Exemplos: perto - pertinho, pouco - pouquinho, devagar - devagarinho, etc.
Os advérbios "bem" e "mal" admitem ainda o grau comparativo de superioridade, respectivamente, "melhor" e "pior".

Existem também as formas analíticas de representar o grau, que não são flexionadas, mas sim, representadas por advérbios deintensidade como "mais", "muito", etc. Nesse caso, existe o grau comparativo (de igualdade, de superioridade, de inferioridade) e o grau superlativo (absoluto e relativo).[2] Também é bom saber que o advérbio tem 3 modos, Indicativo, Imperativo e Subjuntivo.

Indicativo é indicação de fato;
Imperativo é indicação de ordem;
Subjuntivo é indicação de dúvida.


Classificação dos advérbios

Osadvérbios da língua portuguesa são classificados conforme a circunstância que expressam. [3] A Norma Gramatical Brasileira reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.


1. Advérbios de modo

Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente),depressa, devagar, melhor, pior, bondosamente, generosamente, cuidadosamente, calmamente e muitos outros terminados em mente.

Locuções Adverbiais de Modo
às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão.


2. Advérbios de lugar

abaixo, acima, adentro,adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aqui, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto.

Locuções Adverbiais de Lugar
a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, por aqui, em baixo, ao meio, em algum lugar.


3. Advérbios de tempo

afinal, agora, amanhã, amiúde (da...
tracking img