Pop art - andy warhol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Pop Art foi indiscutivelmente um dos movimentos mais revolucionários do século XX, pois tornou objetos de consumo do dia-a-dia em obras de arte de valor inestimável, quebrando a barreira entre o comum e o exótico, entre o vulgar e o único. Com o movimento, o épico foi substituído pelo cotidiano, e os objetos que as pessoas utilizavam e consumiam como os quadrinhos, a TV e asrevistas foram transformadas em obras primas. A Pop Art foi uma revolução contra o convencional. O objetivo principal dos artistas do pop art era criticar a sociedade por causa do consumismo.
A Pop Art começa a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda passaram a transformá-los em tema de suas obras.
Andy Warhol(1927-1987). Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, usando, sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo. Utilizando-se de fotografias, ele as coloria e as repetia incessantemente, justamente para dar a impressão de fabricação em série.

 

A POP ART

A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artísticoque se desenvolveu na década de 1950, criado pelo crítico inglês Lawrence Alloway na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950, com a intenção de diminuir a distância entre a obra de arte e o público, mas também criticar o consumismo. 
O pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava oséculo XX e pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura demassas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, cenas de TV, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formatodestes objetos. Eles se utilizam de novos materiais, misturando fotografia, pintura, colagem, escultura. Colagens e repetições de imagens em série são características das obras e os temas são os símbolos e os produtos industriais dirigidos às massas urbanas: tampinhas de garrafa, pregos, automóveis, enlatados, os ídolos de cinema e da música, produtos descartáveis, fast food.
Com o objetivo dacrítica irônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes.
Os recursos expressivos da pop art são semelhantes aos dos meios decomunicação de massa, como o cinema, a publicidade, a TV e desenhos em quadrinhos.
Um exemplo bastante ilustrativo é o trabalho feito por Andy Warhol (1930-1987), que realizou, a partir de uma fotografia de Marilyn Monroe, uma seqüência de imagens dela que, apesar das alterações nas cores, permanecem invariáveis.

|
PRINCIPAIS ARTISTAS DA POP ART:

- Andy Warhol: maior representanteda Pop Art. Além de pintor foi também cineasta.
- Peter Blake: foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.
- Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico.
- Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas....
tracking img