Pop Art - Wandy Warhol

1760 palavras 8 páginas
Universidade Anhembi Morumbi
ESCOLA DE ARTES, ARQUITETURA E DESIGN
BACHARELADO EM DESIGN DE MODA

Período: 2o semestre
Disciplina: História da arte
Profº Carlos Alberto

Pop Art Wandy Warhol

Ana Carolina Dias
Carolina Zaratini
Eduarda Dias
Giulia Amirati
Juliana Azevedo
Lorena Souza
Sarah Améstica

São Paulo
2013
Pop Art
Pop art é um movimento artístico que surgiu na década de 50, em um momento crítico que a sociedade vivia após a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, mas que só ganhou força nos Estados Unidos, nos anos 60. Seu objetivo era mostrar a massificação da cultura capitalista, admitindo a crise da arte que assolava o mundo naquele momento.
O termo “pop” foi dado pelo crítico Lawrence Alloway, que junto a Reyner Banham apoiava as ideias de Richard Hamilton. Os dois eram críticos do Independent Group - grupo formado por críticos britânicos e jovens artistas sedentos por novas ideias sobre a arte moderna - e ajudaram a lançar os fundamentos teóricos da arte pop.
Richard Hamilton é o autor da colagem O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes? (1956), que foi a primeira obra a ser considerada pop art. Hamilton buscou as imagens em anúncios publicados em revistas. “Ao reconhecer a existência desse material e usá-lo numa colagem, Hamilton sugeria não só que o reino dos meios de comunicação de massa era digno de inclusão nas categorias mais elevadas da cultura ocidental, mas também que as distinções culturais tradicionais – entre elevado e inferior, elitista e democrático, único e múltiplo – poderiam ser um resquício de uma sensibilidade estética antiga e agora obsoleta. Seu uso quase descarado desses anúncios era a um só tempo irônico e sincero, uma dualidade que existe na maior parte da arte pop.” (McCarthy 2002, pag. 7).
Além das colagens de Hamilton, outra técnica muita utilizada e reconhecida no pop art, é a serigrafia ( processo semi-mecânico, que produz uma transferência direta da

Relacionados