Pop art

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ARTES!







POP ART!

Albino Cesar




























Nomes:
•Índice

-----Conceituação
-----Principais Características
-----Principais Artistas
-----Contexto, história e cultura (Panorama e Hits/Arts)
-----Bibliografia dos Artistas
-Andy Walhol
-Royl Lichtenstein













•Conceituação

Pop Arte ou ArtePop (abreviatura de Arte Popular) foi um movimento, surgido principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, que utilizava elementos, figuras e a própria estética popular em seus trabalhos, de maneira a fazer uma crítica direta e irônica da sociedade consumista que se formava naquela época, especialmente com a popularização da televisão.

•Principais Características

Omovimento começou como afronta ao expressionismo abstrato daquela década. Para criar suas obras no estilo Pop Art o artista busca inspiração na cultura da sociedade detalhando figuras e objetos expressando de uma maneira diferente a vida consumista da sociedade como retratar embalagens de alimento, bandeiras, pessoas, seres vivos e outros objetos deixando-os maior que o que a figura original. Osformatos são variados para que a peça fique com resquícios do natural, mas que seja vista de forma diversificada e inovadora para que novos olhares estejam projetados sobre esta. Os materiais utilizados são acrílico, poliéster, gomaespuma, gesso, matérias fluorescentes, tinta, entre outros. Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-see, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmoobjeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

•Principais Artistas

Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos. Grandes estrelas do cinema, revistas em quadrinhos, automóveis modernos, aparelhos eletrônicosou produtos enlatados foram desconstruídos para que as impressões e ideias desses artistas assinalassem o poder de reprodução e a efemeridade daquilo que é oferecido pela era industrial.
Entre outros representantes desse movimento, podemos destacar a figura de Andy Warhol, conhecido pelas múltiplas versões multicoloridas de “Marilyn Monroe”, produzida no ano de 1967. Outro exemplo de “pop art”pode ser reconhecido na obra “No Carro”, em que Roy Lichenstein utiliza a linguagem dos quadrinhos para explorar situações urbanas. Ainda hoje, diversos artistas empregam as referências da “pop art” para conceber quadros, esculturas e outras instalações.

•Contexto, história e cultura

O lugar da arte sempre foi um tema extensamente debatido entre críticos, apreciadores, pesquisadores e ospróprios artistas. Durante um bom tempo, o mundo da arte foi pensado como uma esfera autônoma, regida por seus próprios códigos e fruto de uma criatividade centrada na individualidade do artista. Contudo, principalmente a partir do século XX, notamos que essa separação entre a arte e o mundo veio perdendo força na medida em que movimentos diversos buscaram quebrar tais limites.
Na década de 1950,observamos a formulação de um movimento chamado de “pop art”. Essa expressão, oriunda do inglês, significa “arte popular”. Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. O “pop art” enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita...
tracking img