Ponto de venda e merchandising

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos
MERCHANDISING
A palavra inglesa merchandíse significa "mercadoria", e merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".Resumindo: "Merchandising é o conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos na loja, de maneira tal que acelere sua rotatividade."

INÍCIO
Merchandising é uma atividade muito antiga, tão antiga como a venda em si, pois desde que os homens da Idade Média começaram a escolher as ruas principais para expor suas mercadorias, gritando e concorrendo com osdemais mascates para chamar a atenção dos passantes para seus produtos, já se estava fazendo merchandising O merchandising como hoje é conhecido surgiu como próprio marketing e intensificou-se com o surgimento do auto-serviço nos Estados Unidos, na década de 30. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadoriasexpostas eram muito mais compradas do que as não expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais se podia ver e escolher todas as mercadorias. Daí, aos poucos, foram-se transformando em lojas de auto¬ – serviço Muitos anos se passaram até que os primeiros supermercados começassem a aparecer. O merchandising era então feito para dar destaque a todas asmercadorias, e isso começava a partir do layout da loja, seus corredores e prateleiras, até a disposição dos produtos e sua promoção. Hoje o merchandising é algo muito mais completo, que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde a adequação de sua imagem para os portos-de-venda até o acompanhamento de sua performance diante de seus consumidores. Há algo indiscutível sobre omerchandising no ponto-de-venda: ele é considerado a "mídia" mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os "três elementos chaves" para concretização de uma venda:
• O consumidor;
• O produto;
• O dinheiro.

DICAS PARA PLANEJAR UM BOM MERCHANDISING
Descubra qual a imagem visual que seu produto tem No ponto-de-venda. Pesquise os pontos fortes e fracos daembalagem, do material promocional, dos displays e da localização. Encontre o diferencial entre seu produto e os demais concorrentes. Classifique-o entre os outros. Identifique e atenda às necessidades de seu consumidor. Trace objetivos e planos de trabalho para os PDVs, assim como se planeja mídia. Calcule a porcentagem esperada de vendas ou público a atingir. Analise sempre os resultados de suas açõesnos PDVs, para medir acertos, perdas, tendências sazonais e calcular riscos nas próximas ações. Tente agregar valor a seus produtos com demonstrações, degustações e promoções. Ouça o consumidor e o varejista sobre o que eles acham de seu produto e de sua equipe de merchandising. Invista em novidades para o lojista e para o consumidor. Crie materiais simples, fáceis de montar; compreensíveis e quenão poluam as lojas. Mantenha-se sempre em parceria com o trade (varejo), mas saiba desafiar os limites impostos por alguns varejistas que não têm padrões coerentes de aceitação de ações e materiais promocionais. Tenha agilidade para repor estoques. Estimule sua equipe de campo com conversas francas e motive-a para alcançar metas possíveis, pois a confiança rege 100% da conduta e entusiasmo defuncionários que estão 99% do tempo longe de você nos PDVs. Dê total cobertura a sua equipe, que enfrenta uma batalha diária no varejo. Acompanhe sua equipe constantemente, mesmo que por meio de supervisores. Nunca menospreze um funcionário seu, por meros interesses comerciais. Adote um dia da semana para rodar os PDVs e enxergar o que seus consumidores enxergam diariamente. Tenha flexibilidade e...
tracking img