Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO PRODUTIVIDADE

GERALDO TANK JUNIOR – RA 217682011















portfólio 01
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS...............................................................................................................................
Guarulhos
2012





GERALDO TANK JUNIOR

















portfólio 01
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS









Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Logística e Cadeia deSuprimentos.


Prof. Enrico










Guarulhos
2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1. ATIVIDADE PROPOSTA 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8





INTRODUÇÃO



Desenvolver as atividades com base no texto.





ATIVIDADE PROPOSTA.


1 ) Quais são as atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos ?

O conceito de cadeia de valordestaca a agregação de valor através da realização de atividades primárias e secundárias. Não é possível entender a vantagem competitiva sem analisar a empresa como um todo. A análise da cadeia de valor busca enxergar a empresa como um conjunto de atividades inter-relacionadas que buscam agregar valor específico ao cliente. O conceito de cadeia de valor descreve as novas estruturas e processos com osquais as organizações procuram se preparar estrategicamente. Estes autores destacam ainda que a cadeia de valor é um modelo que descreve como um produto se movimenta desde a etapa da matéria-prima até o consumidor final, sendo que o objetivo é adicionar o máximo de valor aos elos da cadeia de maneira menos dispendiosa possível.O valor ao cliente é o indicador da contribuição de uma empresa ao seucliente, através da oferta de seus produtos e serviços a estes. Ele destaca que o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para que uma empresa supra as necessidades dos clientes e ofereça a estes um valor agregado. As atividades que geram valor podem ser agrupadas em atividades primárias e atividades de apoio, e podem ser explicadas da seguinte forma:
a) AtividadesPrimárias
• Logística Interna: atividades relacionadas com o manuseio de materiais, armazenagem e controle de estoques utilizadas para receber e disseminar os insumos de um produto.
• Operações: atividades necessárias para converter os insumos fornecidos pela logística interna na forma de produto final.
• Logística Externa: atividades relacionadas com a coleta, armazenagem edistribuição física do produto final para o cliente.
• Marketing e Vendas: atividades concluídas para fornecer os meios que permitam que os clientes adquiram os produtos e induzam a adquiri-los.
• Serviços: atividades destinadas a realçar ou manter o valor de um produto

2 ) Defina o que são atividades chave e atividades de suporte, como cada uma delas impacta na gestão de cadeia desuprimentos.



Atividades Chave





O transporte tanto da matéria-prima até a empresa, como o transporte do produto acabado até o centro de distribuição e por consequência a chegada do produto no consumidor final é o fundamental para a garantia de qualquer tipo de negócio.


A importância de ter um meio de transporte seguro e eficaz da matéria-prima, faz com que a produção sejagarantida e o preço seja competitivo neste mercado que está cada vez mais acirrado.


A manutenção dos estoques é um grande trunfo para fidelizar os clientes. Não podemos falhar com a entrega, pois o cliente pode buscar outras alternativas, ou ter um grande prejuízo se não estivermos presentes no seu dia a dia. Isto deve preservar o cliente de todas as possibilidades de o produto não chegar a...
tracking img