Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
Especialização em Gestão Pública
Políticas Públicas
Questões da Segunda Semana
Edivan do Socorro Fonseca de Miranda 20110002440
Brasília – DF
Abril/2011
1)Identifique na área de política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os e os analise informando por que você os considera withinputs e não inputs.
Para responder devemos entender os conceitos de Withinput e Inputs e suas diferenças, que segundo Easton apud MARIA DAS GRAÇAS RUAS:
“os inputs e os withinputs podem expressar demandas e suporte (apoio). As demandas podem ser, porexemplo, reivindicações de bens e serviços, como saúde, educação, estradas, transportes, segurança pública, normas de higiene e controle de produtos alimentícios, previdência social, etc. Podem ser, ainda, demandas de participação no sistema político, como reconhecimento do direito de voto dos analfabetos, acesso a cargos públicos para estrangeiros, organização de associações políticas, direitos degreve, etc. Ou ainda, demandas de controle da corrupção, de preservação ambiental, de informação política, de estabelecimento de normas para o comportamento dos agentes públicos e privados, etc.”
“O suporte ou apoio nem sempre estão diretamente vinculados a cada demanda ou política especifica. Geralmente, estão direcionados para o sistema político ou para a classe governante. Por outro lado, emboraos inputs de apoio nem sempre estejam diretamente vinculados a uma política, eles não podem estar sempre totalmente desvinculados das políticas governamentais, pois neste caso o governo não conseguiria cumprir seus objetivos.”
Assim, o withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio são os atos geralmente direcionados para o sistema políticos oudirecionados para a classe governante. Os withinputs se distinguem dos inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quanto as alternativas que são formuladas.
O exemplo de withinput de demanda na área de política de saúde foi encontrado no programa do Ministérioda Saúde (MS), junto com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) chamado de “Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer”, porque decorre de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois, após varias pesquisas constatou-se que o tabagismo gera uma perda mundial de 200 bilhões de dólares por ano, sendo que a metade dela ocorre nos países em desenvolvimento.Este valor, calculado pelo Banco Mundial, é o resultado da soma de vários fatores, como o tratamento das doenças
relacionadas ao tabaco, mortes de cidadãos em idade produtiva, maior índice de aposentadorias precoces, aumento no índice de faltas ao trabalho e menor rendimento produtivo.
Já o exemplo withinput de apoio é a efetivação do programa com a ajuda de todos, como: políticos(Parlamentares, Governadores) que criaram e aprovaram leis contra o fumo, proibindo-o em locais fechados e bares, Judiciário que julgou as leis constitucionais e os agentes e órgãos que passaram a apoiar tais ações veementemente; além de outros atores do sistema político como órgãos governamentais que atuam em parcelas da sociedade civil, representadas pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas àeducação, economia, trabalho, justiça, meio ambiente e agricultura.
Consideramos as medidas acima como withputs e não inputs, pois na realidade foram demandas e apoios surgidos do próprio sistema político, em virtude não muito de melhorias para a população, mas sim do custo financeiro arcado pelo o estado, e da constatação de que o tabagismo é responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta,...
tracking img