Politicas publicas municipais para o gerenciamento dos residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PALAVRAS CHAVE

Lixo, gestão de resíduos, coleta, legislação, direito ambiental, meio ambiente, politicas publicas.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo iniciar a discussão sobreo programa de gestão de resíduos sólidos do Vale do Paraíba e a aplicação das normas legais para que o programa ocorra. O assunto é polêmico e merece um amplo debate não só nos meios acadêmicos,mas em toda a sociedade, pois a aplicação da lei se difere em cada município.
Os resíduos sólidos são definidos como sujeira, imundice, coisas inúteis, velhas e sem valor. É o que sobra de umprocesso de produção, comercialização ou consumo (Dicionário Aurélio). O presente trabalho tem como objeto de pesquisa não só os resíduos domésticos, bem como os hospitalares e industriais. Sendoeles classificados como perigosos, não perigosos, inertes, e não inertes.
O gerenciamento de resíduos visa à minimização dos impactos ambientais provenientes da redução dos resíduos e seutratamento. Mas, nem todos os municípios aplicam esse programa como forma de gerenciamento de resíduos. Tarefa tal que a conscientização coletiva (comunitária) deve ser buscada como meta administrativa dosmunicípios.
Há legislação especifica tratando do assunto, de âmbito federal, estadual e municipal. A Constituição Federal, por exemplo, determina a competência comum da União, dos Estados, doDistrito Federal e dos Municípios para proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas (art. 23,VI), fatos que trataremos mais especificamente na pesquisa.

OBJETIVOSAtualmente a preocupação com o meio ambiente esta sendo de grande relevância para a comunidade internacional e nacional. A questão dos resíduos sólidos e o efeito estufa estão totalmente ligadosum ao outro.
“Cada tonelada de gás metano gerado durante o processo de decomposição do lixo orgânico equivale a 21 toneladas de CO2, o mais conhecido suspeito do aquecimento global.” (SITE:...
tracking img