Politica social escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRA NO TRABALHO DOCENTE

Elda Alvarenga[1]
Emília Peixoto Vieira[2]
Miriam Morelli Lima[3]


Apresentação

Pesquisar o trabalho docente no contexto atual requer um estudo aprofundado das reformas educacionais promovidas nos últimos anos no cenário brasileiro, além de compreender os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos eculturais concernentes à realidade da sociedade contemporânea.
As transformações ocorridas em tal contexto afetaram profundamente a vida social e, conseqüentemente, as questões relacionadas à educação. Segundo Oliveira (2003) “o movimento de reformas que toma corpo nos países da América Latina nos anos 1990 traz conseqüências significativas para a organização e a gestão escolar, resultandouma reestruturação do trabalho docente, podendo alterar até sua natureza” (2003, p. 33).
Essas reformas procuraram traduzir as demandas postas pela lógica do capital, respondendo às exigências dos organismos internacionais. As transformações recentes no modo de produção capitalista - a transição do fordismo à acumulação flexível foram algumas das mudanças encontradas pelo capital para aretomada do crescimento econômico. É nesse contexto que o estado brasileiro define sua política educacional, tendo como principais características a regulação e o controle, um Estado Avaliador e Regulador.
Nesse sentido, as reformas evidenciaram a necessidade de adequação do trabalho docente às novas exigências profissionais advindas das inovações tecnológicas e da conseqüente mudança no mundodo trabalho. O Estado com sua política educacional tem intervindo no trabalho docente, procurando instituir mecanismos que induzam os docentes a adequarem as atividades inerentes à profissão de acordo com os resultados estabelecidos pelos interesses mercantilistas. Dessa forma, o trabalho docente tende a sofrer conseqüências importantes em função de sua natureza, dos objetivos e finalidades dasreformas implantadas ou em curso.
O resultado desse processo tem levado a uma discussão sobre qual seria o nível de subsunção da categoria docente ao capital frente às transformações no mundo do trabalho. Que o capital está sim presente na escola não nos deixa dúvida, a subsunção do trabalho ao capital foi um processo que se desenrolou ao longo da história do capitalismo. O que é precisoexplicar utilizando para isso análises marxistas, o processo de subsunção formal e real ao capital (MARX, 1985).
Para Nakatani (1999) o período do fordismo/taylorismo constitui-se em uma fase do processo de subsunção real do trabalho ao capital. Neste momento, exclui-se toda a subjetividade do trabalhador do processo de produção. Separa-se assim de forma clara e explícita a concepção do produtoda sua elaboração. Isso significa dizer que o novo padrão de acumulação flexível abre espaço para nova relação com o processo de trabalho e estabelece uma inversão entre sujeito-objeto, na qual o capital, como fruto do trabalho humano autonomiza-se e impõe sua vontade à humanidade. É como se o capital, de objeto e de relação social, adquirisse vida própria, autoconsciência e passasse a dirigir, acomandar os seres humanos.
Analisando a especificidade do trabalho docente, alguns apontamentos se fazem necessários para entender como o capital se apropria dessa força de trabalho. Se o trabalho humano é fruto das relações sociais ao longo do desenvolvimento da história da humanidade, entendemos que o trabalho do professor também se torna trabalho assalariado no processo capitalista.Isso significa dizer que se o professor sobrevive do seu trabalho e necessita vendê-lo, já que não é dono dos meios de produção, a exploração da sua força de trabalho consiste na reprodução e ampliação do capital.
Contudo é preciso fazer um cuidadoso estudo a respeito do processo de subsunção do trabalho docente, buscando entender os aspectos da especificidade dessa categoria principalmente...
tracking img