Trabalho final fgv - qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo - Gestão da Qualidade – FGV - Campinas
Questões 1 e 2 da página 40 da apostila

1) Comente conceitos e modelos de Benchmarking e sua aplicabilidade para o caso Gol e Azul

Marco referencial
Definição de Benchmarking:

É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examinacomo outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
"Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazesque conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).
Benchmarking implica efetuar um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (oumonitorando) o benchmarking, buscando em muitos dos casos, superar o que já esta elaborado ou presentado, captando sempre, as melhores praticas.
O Benchmarking segue um processo estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado e requer uma atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funçõesde tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa.
A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.
Tipos de Benchmarking: (interno, competitivo,genérico e funcional)
No caso do benchmarking interno, trata-se do mais utilizado. Consiste em comparar as operações daempresa com as de um departamento interno ou de outras organizações do mesmo grupo.
É simples e rápido de implementar e o objetivo é identificar internamente qual o melhor modelo a seguir.
O benchmarking competitivo, tem como referencial a concorrência direta. Comparam-se produtos e serviços, de forma a superar o desempenho das empresas concorrentes. É mais difícil de colocar em prática porque asinformações sobre os métodos dos concorrentes são difíceis de obter.
Com referencia ao benchmarking genérico ou multi-setorial, consiste na comparação com empresas de outros setores, mas reconhecidas como apresentando as melhores práticas. Como se tratam de empresas não concorrentes, a abertura à troca de informação é geralmente maior.
Ainda há os tipos de benchmarking funcional (comparaçãode processos similares dentro da própria empresa) e o colaborativo (realizado por grupos na mesma empresa).

Aplicabilidade para o caso da GOL e AZUL:
A conceição do projeto por parte do Sr. Constantino foi de um tipo de benchmarking genérico e também competido. Neste caso genérico porque teve a visibilidade de criar uma empresa no segmento de aviação, olhando os acertos e erros dosconcorrentes , mas com a ideia de uma melhora no modelo de negocio criando uma linha aérea de baixo custo, partindo do conhecimento adquirido nas empresas de transporte que ele já tinha. O modelo de baixo custo, foi inspirado também no modelo de negocio usado pela americana Southwest .
A linha aérea Azul, também usou um modelo similar com a Gol e por tanto similar também com a Southwest.

2)Analisando a competitividade no mercado de Aviação Civil brasileiro, correlacione as estratégias operacionais de negócio das empresas atuantes deste mercado (GOL, VARIG, AZUL, TRIP, TAM) e seus modelos de valor.

Analise dos tipos de modelos:
GOL: Modelo de negócios com tarifas a baixo custo, pontais, frota nova, facilidade de viajar. Surgio como resultado de visão de negocio de Nenê Constantino...
tracking img