Raio laser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
II. Resumo Bibliográfico
História do Laser
Numa manhã da primavera de 1951, um jovem professor de Física caminhava por uma das avenidas de Washington, nos Estados Unidos. Ele estava na cidade participando de um seminário e, enquanto aguardava que o café fosse servido, sentou-se em um dos bancos da Praça Franklin, meditando sobre um problema que há muito o preocupava: como conseguir a emissão deondas ultracurtas de uma frequência mais alta do que as válvulas de rádio eram capazes de gerar. Ele acreditava que essa radiação seria de extraordinário valor para a medição e a análises físico-químicas.
O jovem professor era Charles Hard Townes, nascido em Greenville, Carolina do Sul, no dia 28 de julho de 1915. Ele se formara na Universidade de Duke, em sua terra natal, e obteve o título dedoutor em um Instituto de tecnologia da Califórnia, em 1939. Durante a segunda Guerra Mundial, trabalhou nos laboratórios Bell com alguns dos melhores técnicos de sua área, ocupando-se especialmente com sistemas de radar de micro-ondas.
Em 1951, Townes era professor na universidade de Columbia, em Nova York. Suas meditações naquele banco de praça, em Washington, levaram-no as ideia que haviam sidosugeridas em 1917 por Albert Einstein. O criador da Teoria da Relatividade havia publicado, naquele ano, um estudo sobre o efeito amplificador que se poderia obter em uma emissão estimulada de radiações. Até então um, todas as emissões que o homem conseguia produzir eram as ondas de rádio - demasiado largas para as experiências – eu trabalho de a Einstein sobre elas é apenas teórico.
Townesimaginava que seria possível converter em radiações as vibrações das moléculas encerradas em uma caixa de ressonância, ou algo parecido, e que tal radiação estimulada poderia ser reforçada. Mas quando chegou ao seminário e expôs as ideias que remoera naquela manhã, na praça, mereceu pouca atenção. Longe de desanimar, o jovem cientista levou um problema para ser discutido com seus alunos naUniversidade de Columbia e lá começou a fazer testes com diferentes fontes de radiação molécula.
Depois de três anos teve os primeiros resultados com gás de amoníaco cujas moléculas chegavam a vibrar 24 bilhões de vezes por segundo, o que tornava suscetíveis de converter-se em ondas de 2,5 mm de comprimento. Dirigindo sobre as moléculas o adequado estímulo eletromagnético, Townes o seguiu a uma avalanchede elétrons que ampliavam consideravelmente e o original.
Como contou o próprio Townes, foi das discussões com seus alunos de Columbia que saiu todo um vocabulário de novas siglas. Escolhemos o nome maser por: microwave amplification by simulated emission of radiation (amplificação de micro-ondas por emissão de radiação estimulada). Também propusemos, até por brincadeira, iraser, de infraredamplification (amplificação infravermelha), laser de light amplification by stimulated emission of radiation (amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) e xaser (amplificação de raios X). Apenas maser e laser prosperaram.
O maser revelou aos poucos sua maravilhosa utilidade, superando os mais refinados amplificadores de rádio e se habilitando para as comunicações astronômica e para adetecção das demissões estelares de rádio. Nos mesmos anos em que Townes assentava os princípios do maser, o físicos soviéticos Aleksandro Mikhaylovich Prokhorov e Nicolai Gennadiyevich Basov chegavam a resultados semelhantes em Moscou. Ambos dividiram com o americano o prêmio Nobel de Física de 1964 por suas descobertas. O caminho das pesquisas estava agora aberto para todos.
Townes continuavapensando que depois das micro-ondas sonoras se poderiam chegar também às ondas infinitamente menores de luz. Seu amigo Arthur Schuwlow que trabalhou nos Laboratórios Bell, elaborou a uma solução teórica para o problema de construir a câmara apropriada para ressoar frequências tão altas. Ambos publicaram em 1958 um artigo em que apresentavam essas ideias. O texto desencadeou um grande interesse em...
tracking img