Assistente social na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSISTENTE SOCIAL ESCOLAR: O QUE É ISSO?
Posted on agosto 6, 2010

Você estudante ou profissional inserido na escola tradicional, como pedagogo, professor de disciplinas específicas, orientador ou supervisor educacional, deve estar se perguntando, o que têm a ver Assistente Social com Escola ou Educação?

Desde minha formação inicial, na Graduação em Serviço Social, tenho dedicado parte domeu tempo para poder estudar o que a inserção do Assistente Social representa para a educação brasileira. Aliado aos meus estudos, atuei como Assistente Social em três Redes de Educação, o que possibilitou o fortalecimento de minhas pesquisas e proposições.
Primeiramente, precisamos reconhecer que a escola atual não comporta mais as demandas oriundas dos nossos alunos e suas famílias, sendo, comojá afirmei em alguns artigos que a família do século XXI tem sofrido inúmeras transformações, seja estas de âmbito social, político e cultural.
Assim, entendemos que a escola não tem como propiciar suporte às necessidades presentes com o mesmo quadro de profissionais de séculos passados. Deste modo, compreende-se que o Assistente Social, é um dos profissionais que deve ser inserido urgentementeneste contexto.
A família, como foco principal de atuação do Assistente Social, é uma agente importante para essa mudança que a educação precisa. Pois atendimento integral ao aluno, só se efetiva na medida em que contemplamos a sua família na intervenção.
Ainda é importante destacar, quais valores e princípios norteiam a atuação do Assistente Social Escolar, no que se refere a família.Vislumbramos na família, sua emancipação, autonomia, cidadania, enfim suas potencialidades, as quais muitas vezes, em detrimento das problemáticas vivenciadas, estão adormecidas. Acreditamos sim, na transformação social, não aquela que acontece de um dia para o outro, porém temos o papel de promover o conhecimento, o acesso as informações e a constante reflexão sobre as situações cotidianas.
Enfim, oAssistente Social dempenha um trabalho educativo, o qual transcende as concepções e julgamentos, que a sociedade impõe sobre os sujeitos.
Um forte abraço.
André Michel dos Santos
This entry was posted in Artigos, Diversos by admin. Bookmark the permalink.
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: Serviço Social Escolar e Serviço Social na Educação Superior
Posted on abril 23, 2011
Serviço Social na Educação:Modalidades – Serviço Social Escolar e Serviço Social na Educação Superior.Prezados!
É momento de delimitarmos algumas diferenças básicas quanto tratamos sobre:“SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO” usando-o como termo generalista. Estamos falando sobre “SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR” e “SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR”. Não podemos considerar que estamos discorrendo sobre a mesma coisa. Vamos apresentá-losem seus aspectos operativos:
Essa foi uma das discussões que realizei em reunião junto aos Membros do GT ESTADUAL SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO, coordenado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul.
Como profissionais ASSISTENTES SOCIAIS atuantes na POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, precisamos traçar estratégias, que venham de encontro a não só publicizar a profissão nesta política pública,como também apontarmos diretrizes, atribuições e competências do profissional de SERVIÇO SOCIAL na referida área. Sendo assim, destacamos a relevância dos eventos, palestras, encontros, seminários, dentre outros, na temática, os quais possam desmistificar a profissão e apontar de fato a materialização e concretização dessas diretrizes, atribuições e competências do Assistentes Social, em suaprática cotidiana, seja esta em Universidades ou Escolas.
Este é um dos grandes anseios e desafios dos Assistentes Sociais que estão se inserindo neste campo de atuação, ou seja, o que fazer, como fazer, que parâmetros tenho para minha atuação nesta política, qual o real significado da presença do SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ou NA ESCOLA, propriamente dita.
Apresentarei algumas diferenças,...
tracking img