Politica externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A política externa é um dos elementos chave para as nações. O ponto principal é que a política externa deve ser um componente da estratégia de desenvolvimento. Isso implica que as ações e o papel dapolítica externa, ou, mais precisamente a política econômica externa, devem corresponder a um objetivo maior de promover o desenvolvimento. Essa tem sido a prática da imensa maioria dos países ricosou emergentes no que se refere às suas estratégias.
No caso brasileiro, o desafio é ampliar a inserção externa, do ponto de vista do ingresso de investimentos estrangeiros e investimentos brasileirosno exterior, comércio internacional, tecnologia, entre outros pontos de relevância. Precisamos estimular o desenvolvimento na sua acepção mais ampla e, para isso, o crescimento econômico com qualidadese constitui em pré-requisito.

O ponto central é que não basta ao Brasil fechar acordos internacionais a qualquer preço, mas estabelecer acordos vantajosos, que propiciem acesso a mercados, semque isso implique abrir mão da sua autonomia nas políticas econômicas domésticas ou concessões de abertura excessiva em mercados domésticos.

Há em alguns setores da sociedade uma ansiedade em funçãode que não tem havido progressos, pelo menos no ritmo e profundidade desejadas, no âmbito das negociações multilaterais da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Há também uma visão equivocada doque seria uma aparente passividade brasileira na conclusão de acordos bilaterais, ou mesmo regionais. Especialmente no que se refere aos EUA, muitos apresentam como argumento o fato de que váriospaíses latino-americanos terem fechado acordos bilaterais com aquele pais.

O fato é que a estrutura das economias latino-americanas são bastante diferenciadas. É totalmente diferente, mesmo no caso doChile, por exemplo, um país relativamente pequeno, focado em poucos produtos, em geral commodities e sem uma estrutura industrial desenvolvida.

Ou mesmo os pequenos países que, do ponto de vista...
tracking img