Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções de Economia para a PF 2012 Aula 05 – Inflação e crescimento Pessoal,

O assunto de nossa aula de hoje é Inflação. Muitos devem ter arrepios quando ouvem falar em inflação, mas será que sabemos mesmo o que é e como funciona a inflação? Para muitos que viveram a era inflacionária do Brasil (eu sou um deles), a inflação significava o aumento generalizado dos preços, o que é uma coisa muitoruim. A inflação corrói o poder de compra da moeda (e dos salários) e torna a gente um pouco (ou muito) mais pobre. Mas a inflação também é um dos efeitos colaterais do desenvolvimento. Não há desenvolvimento sem inflação. A deflação – que é a inflação negativa – é um dos primeiros sinais de que a economia está indo para o ralo. Por isso também não é bom sinal. O Japão, de hoje, vive um momento dedeflação. Os preços caem e, ao invés de isso ser uma boa coisa, não o é: as pessoas ao invés de aproveitarem a queda dos preços pensam que eles vão cair mais, ainda, no futuro e deixam de compra. A economia paralisa, empregos são perdidos e a roda da economia gira para trás. Os governos também usam a inflação para conter o poder de compra dos salários, através do mecanismo conhecido como impostoinflacionário. Com isso, reduzem a demanda. Toda a teoria de Keynes se baseia na idéia de que existe desemprego de recursos e que, um aumento na demanda, não irá provocar aumento de preços, mas o que acontece se estivermos usando toda a capacidade instalada da economia? Se todas as pessoas estiverem empregadas, se as indústrias estiverem no limite de sua capacidade produção, o que ocorre? Só háduas coisas a fazer: investir ou deixar a inflação aumentar os preços. O problema é que o investimento demora a dar retorno – tem um prazo de maturação – e nesse espaço a inflação começa a aparecer. Vamos ver como funciona? Primeiro, vamos conferir o nosso edital? Em verde estão os assuntos já abordados em aulas anteriores. Em amarelo, os assuntos que vão ser abordados nessa aula.

NOÇÕES

DEECONOMIA:

1

O

Estado

e

as

funções

econômicas

governamentais.

2 As necessidades públicas e as formas de atuação dos

governos. 3 Estado regulador e produtor. 4 Políticas fiscal e monetária; outras Prof. Fernando Gama Economia para a PF 2012 – Acesse http://tiny.cc/eco_adm_pf 1

Noções de Economia para a PF 2012 Aula 05 – Inflação e crescimento políticas econômicas.5 Evolução da participação do setor público na atividade econômica. 6 contabilidade fiscal: NFSP; resultados nominal, operacional e primário; dívida pública 7 Sustentabilidade do endividamento público. 8 Financiamento do deficit público a partir dos anos 80 do século XX. 9 Inflação e crescimento.

Na aula de hoje vamos encarar, portanto, nosso quinto desafio:

Data 12/04/2012

Aula . 9Inflação e crescimento.

Gostaria de alertar aos nobres alunos que não se preocupem se as questões resolvidas NESSA ou em outras aulas são da ESAF, CESPE, CNPQ, ou qualquer outra. Estamos aqui aprendendo. Ainda vamos ter uma aula extra só com questões do CESPE, ok?

Prof. Fernando Gama Economia para a PF 2012 – Acesse http://tiny.cc/eco_adm_pf

2

Noções de Economia para a PF 2012 Aula 05 –Inflação e crescimento 1. Tipos de Inflação

A Teoria Econômica indica, basicamente, 3 “tipos” de inflação:

Inflação de Demanda; Inflação de Custos; e Inflação Inercial.

Inflação de Demanda É o tipo mais comum de inflação. Ela ocorre quando há excesso de demanda agregada, em relação à produção de bens e serviços. Ou seja, há muito dinheiro na praça, mas poucos bens e serviços para seremcomprados.

Quanto mais perto a economia está do pleno emprego, maior é a possibilidade de ocorrer inflação de demanda.

Por outro lado, se o desemprego estiver elevado, maior é a possibilidade de haver um aumento na produção agregada de bens e serviços sem impactos sobre o nível de preços. Nesse caso, os recursos desempregados passam a ser utilizados para aumentar o produto da economia, sem...
tracking img