Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO:


O desenvolvimento da ciência de polímeros naturais tem contribuído para propósitos médicos e farmacêuticos e suas aplicaçpolímerosões têm crescido rapidamente [1-5]. A Quitosana, um polímero natural obtido pela desacetilação da quitina, é uma substância segura e confiável para o organismo humano e tem, portanto, despertado um grande interesse nesta área. Ahabilidade da quitosana ser transformada em filmes, fibra, esferas, pó e solução tem levado a sua potencial utilização na formulação de anticoagulantes sanguíneos, acelerador cicatrizante de feridas, preparações contra parasitas e carreadores para liberação controlada de drogas [6].
O foco deste trabalho é o desenvolvimento de derivados de quitosana que apresentem propriedades para interagircom um derivado da pirimidina, a pirimetamina, a qual é uma droga antifolato que especificamente inibe a enzima do folato biossintético em microorganismos infecciosos [ref]. A ênfase desta pesquisa é investigar o efeito da temperatura e materiais derivados de quitosana na adsorção da pirimetamina, bem como a aplicação de modelos cinéticos na predição de perfis cinéticos de adsorção emecanismos de interação.
Atualmente, o grupo de pesquisa de química de materiais do Departamento de Química da UFS vem realizando estudos que tratam da caracterização cinética e termodinâmica de processos de adsorção que ocorrem na interface sólido/solução, utilizando dados obtidos diretamente por calorimetria isotérmica, através do sistema de quebra de membrana [7-9]. O que se pretende agoraé usar o conhecimento da técnica para avaliar o processo de interação da pirimetamina com quitosana modificada com gluteraldeído (Quit-GLT), com vanilina (Quit-VAN) e quitosana contendo cobre (II) imobilizado (Quit-Cu). Devido à complexidade dos processos que ocorrem na interface sólido/solução e às dificuldades experimentais, as investigações cinéticas e termodinâmicas são poucas eescassas. Entretanto, técnicas calorimétricas têm contribuído muito para o entendimento do fenômeno da adsorção nesses sistemas [7-10]. Até o presente, não existem na literatura processos de interação focando drogas antifolato com polímeros avaliados por microcalorimetria isotérmica. A interação da pirimetamina com derivados de quitosana é, portanto, um estudo inédito e muito importante, uma vez queo mecanismo de adsorção envolvido pode prover uma orientação para o ”design” de estratégias de adsorção ou dessorção de drogas antifolato.




1- POLÍMEROS:

Várias espécies de polímeros vêm sendo usadas em aplicações biomédicas há mais de 50 anos [1-5]. A flexibilidade de se projetar e selecionar polímeros com características únicas capazes de se adequarem a diferentessituações garantiu uma diversidade de aplicações como um biomaterial. Dentre os polímeros, vêm se destacando mais recentemente os biodegradáveis que podem ser usados na substituição temporária de tecidos (enquanto estes se regeneram) ou como meio para a liberação controlada de fármacos [1, 11].
Polímeros usados como biomateriais podem ser sintetizados para terem características químicas,físicas, interfaciais apropriadas permitindo varias aplicações específicas. Comparado com outros tipos de biomateriais, os polímeros oferecem a vantagem de poderem ser preparados em diferentes composições com uma larga variedade de estruturas e propriedades [2, 11]. Os polímeros podem ser de origem natural, sintética ou uma combinação de ambos. As características dos principais grupos demateriais poliméricos de acordo com suas propriedades e principais campos de aplicação são resumidas na tabela 1.
Tabela 1: Resumo das principais propriedades e aplicações de polímeros utilizados como biomateriais*.
|Polímeros |Propriedades e Aplicações |
|Polímeros Naturais |...
tracking img