Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVOLUÇÃO RUSSA

Introdução
A Revolução Russa foi um marco na história mundial ao fazer de um processo histórico ligado às questões socioeconômicas e culturais da Rússia um exemplo de revolução popular capaz de influir em questões políticas internacionais, bem como, na ascensão dos movimentos socialistas. Para entender um pouco melhor suas motivações temos que antes ressaltar alguns pontos quevão desde a crise do poder monárquico até a situação da economia russa.
Mesmo chegando ao poder, em 1917, os princípios socialistas da Revolução não perduraram durante muito tempo. Segundo alguns estudiosos, como o historiador Maurício Tragtenberg, o socialismo não teve suas ideias completamente aplicadas com o surgimento da União Soviética, contrariando aqueles que dizem que o socialismo foiuma forma de governo frustrada.
Devemos ainda salientar que a chegada de Stálin ao poder significou uma grande perda para a consolidação do projeto socialista. Seus desmandos e o poder excessivo interromperam a fixação de um governo realmente socialista. Hoje em dia, com o fim da bipolarização do mundo e o desenvolvimento do capitalismo, o estabelecimento do socialismo parece ser uma meta aindamais distante.

A Revolução Russa

A Revolução Russa de 1917 foi uma série de revoltas políticas na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, teve uma série de guerras e conflitos antes mesmo de começar a Revolução. O Governo Provisório propôs uma alienação entre os partidos Menchevique e Bolchevique e (Tataks), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle dopartido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental). A Revolução de Fevereiro de 1917 inaugurou a primeira fase da Revolução Russa de 1917. Seu resultado imediato foi a abdicação do Czar Nicolau II.Ela ocorreu como resultado da insatisfação popular com a autocracia czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial. Ela levou a transferência de poder do Czar para um regime republicano e democrático, surgido da aliança entre liberais e socialistas que pretendiam conduzir reformas políticas. Derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurouestabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental). A Revolução de Outubro na Rússia, também conhecida como Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917, depois da Revolução de Fevereiro do mesmo ano. Começou com o golpe de estado, liderado por Vladimir Lenin e pelosbolcheviques, contra o governo provisório, em 25 de outubro de 1917 (pelo calendário juliano) e 7 de novembro pelo calendário gregoriano.[1] Foi a primeira revolução comunista marxista do século XX e deu o poder aos bolcheviques. A Revolução de Outubro foi seguida pela Guerra Civil Russa (1918-1922) e pela criação da URSS em 1922. O Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório eimpôs o governo socialista soviético.

Questão da classe operariada

A relação entre a classe operária, o campesinato e a burguesia nacional é importante especialmente nos países menos desenvolvidos, que hoje são os neocoloniais ou os antigos países coloniais. As tarefas da revolução democrático-burguesas só podem ser atingidas completamente pela revolução internacional da classe trabalhadora.Uma revolução não pode parar a meio caminho. O surgimento de conselhos dos trabalhadores, os sovietes, criaram um poder dual paralelo ao poder do Estado. Isso pode existir somente por um período limitado, ao fim do qual ou a classe trabalhadora ou a burguesia terá de derrotar a outra.
Acima de tudo, 1905 mostrou a necessidade de um partido revolucionário para liderar a revolução. A liderança...
tracking img