Memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória

A memória é a capacidade que têm o homem e os animais de armazenar informações que possam ser recuperadas e utilizadas posteriormente. Os mecanismo neurais da memória não são completamente conhecidos. Considera-se que as informação transitórias e duradouras são armazenadas em diversas áreas corticais, de acordo com a sua função: memórias motoras no córtex motor, memóriasvisuais no córtex visual, e assim por diante.
Podemos evocá-las sempre que desejamos consciente ou inconsceintemente.
No inicio do sec. XX pouco se sabia sobre a neurobiologia da memória. Na década de 20 o psicólogo Karl Lashley elaborou um experimento para medir a memória de ratos normais e compará-la com a de animais submetidos a lesões cerebrais. Seu objetivo era encontrar a sede do “engrama”(local onde ficam armazenadas as informações), como ele chamou a unidade teórica da memória, o rastro biológico que armazenaria as informações.
Os ratos normais e lesados eram então colocados um a um em um labirinto e era contado o tempo que eles levavam para encontrar a saída, em sucessivos testes. Os animais normais melhoravam a cada teste, pois aprendiam o caminho da saída, levando um tempocada vez mais curto, que a partir de um certo ponto se estabilizava. Os animais com lesões no córtex cerebral apresentavam um desempenho pior, precisando de tempos mais longos para encontrar a saída do labirinto, quanto maior a lesão pior o desempenho do animal. Lashley concluiu que a memória tinha localização distribuída no sistema nervoso.
Depois de um tempo ele percebeu que interpretouerradamente seus experimentos: os animais lesados levavam mais tempo para chegar ao final do labirinto porque tinham déficits visuais, somestésicos, motores e outros que prejudicavam seu desempenho, devido ao tamanho das lesões. As concepções antilocalizacionistas de Lashley foram derrotadas.
Um aluno de Lashley, o canadense Donald Hebb, levou a frente a concepção antilocalizacionista damemória. Imaginou que quando um evento fosse percebido por uma pessoa certos circuitos do neurocórtex seriam ativados, este poderia entrar no sistema nervoso pela visão e assim envolveria as regiões visuais, se entrasse pela audição envolveria regiões auditivas, se fosse uma habilidade motora aprendida envolveria as regiões motoras e assim por diante.
Nesta época as sinapses eram ainda uma hipótese,mas ele imaginou que as conexões mais ativas seriam fortalecidas e estabilizadas.
Um outro psicólogo, David Marr, sugeriu a idéia de redes neurais como chips de computadores capazes de aprender, armazenando informações a cada passo para serem utilizadas em etapas subsequentes de sua operação. O modelo de Hebb/Mar foi criticado porque o numero de eventos que somos capazes de memorizarexigiria um numero enorme de circuitos, talvez acima da nossa capacidade biológica. Em resposta, Marr sugeriu a existência de um processador separado que armazenaria as memórias temporariamente para depois transferi-las ao córtex. Esse processador funcionaria como uma memória RAM e tornou-se uma explicação aceitável, com a descoberta de que havia realmente regiões cerebrais envolvidas com oarmazenamento temporário das informações.
Sistema da memória:

Aquisição: Consiste na entrada de um evento* qualquer nos sistemas neurais ligado à memória.
*Evento: qualquer coisa memorável: objetos, som, um acontecimento, emoção, pensamentos. Eventos podem ser externos: conduzidos ao sistema nervoso através dos sentidos, ou internos: ao mundo interior da própria pessoa, surgidos “misteriosamente” denosso próprios pensamentos e emoções.

Seleção: durante a aquisição ocorre à seleção, como os eventos são geralmente múltiplos e complexos, os sistemas de memória só permitem a aquisição de alguns aspectos mais relevantes para a cognição, mais marcantes para a emoção, mais focalizados pela nossa atenção, mais fortes sensorialmente, ou simplesmente priorizados por critérios desconhecidos....
tracking img