Polimero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2. Tipos de Polímeros
Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de polímeros, derivados de.
Diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais
Aplicações dependendo de suas propriedades físicas, mecânicas, elétricas, óticas, etc.
Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos,
Polipropilenos, poliestirenos, poliesters e poliuretanos;que devido a sua grande.
Produção e utilização são chamadas de polímeros commodities. Outras classes de
Polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolímeros tem tido uso crescente.
Vários outros polímeros são fabricados em menor escala por terem uma aplicação muito
Específica ou devido ao seu custo ainda ser alto e por isso são chamados de plásticos
De engenharia.
Origem
Apalavra polímero vem do grego poli (muitas) + mero (partes), e é exatamente isto, a repetição de muitas unidades (poli) de um tipo de composto químico (mero). E polimerização é o nome dado ao processo no qual as várias unidades de repetição (monômeros) reagem para gerar uma cadeia de polímero.



As propriedades dos polímeros
As propriedades especiais tão peculiares aos polímeros sãoconseqüência principalmente de sua alta massa molecular. Quanto maiores às macromoléculas, melhores suas propriedades mecânicas. Polímeros de interesse comercial apresentam geralmente massas moleculares médias superiores a 10.000.
Os polímeros, como vimos, são constituídos de moléculas formadas pelo encadeamento de milhares ou milhões de átomos. Por serem muito longas, estas cadeias se entrelaçam formando umemaranhado que interage fortemente. Esta é uma das razões da grande resistência mecânica dos polímeros, o que possibilita que sejam utilizados na confecção de muitos objetos, tais como móveis, peças automotivas e peças para construção civil.
Se as cadeias de macromoléculas estiverem não apenas entrelaçadas, mas unidas através de ligações químicas, as chamadas ligações cruzadas, a resistênciamecânica é aumentada, permitindo a confecção de peças e objetos bastante resistentes. Estes polímeros conseguem suportar condições relativamente drásticas de uso, como choques, atritos ou tração. Outras vantagens da presença de muitas ligações cruzadas entre as cadeias de macromoléculas são a estabilidade e resistência térmica.
São propriedades como resistência mecânica, resistência térmica,estabilidade frente a substâncias químicas, resistência elétrica, permeabilidade a gases etc. que irão determinar como o polímero vai ser utilizado.
De acordo com seu comportamento mecânico, os polímeros podem ser classificados como elastômeros, fibras, plásticos rígidos ou plásticos flexíveis.
É possível obter polímeros com propriedades e características tecnológicas preestabelecidas através docontrole sistemático das reações de polimerização. Fatores como condições de reação (temperatura, pressão, catalisadores etc.), introdução de substâncias capazes de promover recirculações e/ou copolimerizações, são determinantes.
Uma prática bastante comum na indústria de polímeros é a adição de substâncias denominadas aditivos, que conferem propriedades especiais à resina polimérica.
As fibras sãomatérias termoplásticas que possuem cadeias poliméricas posicionadas paralelamente em sentido longitudinal. Elas apresentam alta resistência à deformação, mas podem sofrer alongamentos. São comumente utilizadas na confecção de roupas. Ex. raiom, nylon, viscose, acetato de celulose etc.
Denomina-se elastômero um polímero que pode sofrer alongamentos reversíveis muito grandes. São utilizados, porexemplo, na confecção de pneus, sola de sapatos etc. A borracha natural apresenta propriedades elásticas e é um elastômero. Ela é obtida a partir do látex extraído da planta chamada seringueira, a.

1.7. Estado de Conformação
Polímero Amorfo
As cadeias do polímero estão em estado desorganizado, arranjadas em espirais.
Randômicas e sem que haja um ponto de derretimento fixo.
Polímero...
tracking img