A mercadoria resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MERCADORIA
_____________________________________________________________________________

O objetivo dessa resenha é á busca de conceitos e o método utilizado por Karl Marx para a produção desuas teorias a qual, tem como base no desenvolvimento da burguesia, tendo como um dos principais colaboradores de sua obra, Friedrich Engels. A obra em destaque a ser estudada é o capital, crítica daeconomia política, volume 1 (A mercadoria), de Karl Marx.
Karl Marx nasceu na cidade de Tréveris, na Alemanha, sua origem é judaica de classe média, sua mãe se chamava Henriette Pressburg (1788-1863),era Judia holandesa e seu pai, Herschel Marx (1777-1838), um advogado e conselheiro de Justiça. Teve como um importante colaborador para produção de sua obra, Engels, natural da Inglaterra, filho deproprietário de indústria têxtil. Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da teoria comunista.
Marx começa a escrever “o capital”, investigando a mercadoria, que para ele é a formaelementar da sociedade burguesa moderna, ou seja, da riqueza. Marx explica os aspectos da mercadoria: ao duplo valor de uso e valor, também vai explicar conceitos como valor de trabalho; trabalho concreto eabstrato; e também explica o processo de circulação de mercadoria (M-D-M e D-M-D1). Atua como intermediador de ideias, explicando contradições, conflitos e também quando necessário desenvolvendoideias de David Ricardo e Adam Smith, entre outros pensadores.
Enquanto a teoria do valor-trabalho, Max explica que a mercadoria é a forma particular em que se apresentam os produtos do trabalho nocapitalismo, possuindo valor de uso e valor de troca. Uma mercadoria será trocada se tiver valor de uso. Sendo que o valor é oriundo do trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria; emrelação à teoria, Max explicou que, como o valor do trabalho era; os trabalhadores a quais geravam toda a riqueza existente, e os proprietários do meio de produção ficavam com a maior parte da riqueza...
tracking img