Polaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Polaridade da água
Faz-se necessário entender que a polaridade das moléculas de água gera ligações de hidrogênio, pelo fato desta molécula consistir de um átomo de oxigênio ligado covalentemente a dois átomos de hidrogênio. As duas ligações O-H formam um ângulo de 105˚. Por ser mais eletronegativo que o hidrogênio, o oxigênio tende a atrair os elétrons da ligação covalente. Essa atraçãoresulta em uma carga negativa parcial na extremidade da molécula formada pelo oxigênio e em uma carga positiva parcial em cada hidrogênio. Essas cargas parciais são iguais, de uma forma que a molécula de água não possui carga líquida.
Essa separação de cargas parciais, juntamente com a forma da molécula de água, torna a água uma molécula polar, enquanto cargas parciais opostas entre moléculas de águavizinhas tendem a atraí-las mutuamente. A fraca atração eletrostática entre moléculas d’água, conhecida como ligação de hidrogênio, é responsável por muitas das propriedades físicas não-comuns da água.
Entre a água e outras moléculas que contenham átomos eletronegativos (O ou N) também podem-se formar ligações de hidrogênio. Em soluções aquosas, as ligações de hidrogênio entre moléculas de águageram agrupamentos ordenados locais de água, que, devido á agitação térmica contínua das moléculas de água, continuamente formam-se, quebram-se e se refazem.
Devido a esses fatores mencionados a polaridade da água se torna um excelente solvente. Sabe-se que a água se dissolve em quantidades maiores de uma variedade mais ampla de substâncias que outros solventes correlatos. Essa versatilidadecomo solvente deve-se, em parte, à sua natureza polar. As ligações de Hidrogênio entre moléculas de água e íons e entre água e solutos polares em solução efetivamente reduzem a atração eletrostática entre substâncias carregadas e, portanto, aumentam a sua solubilidade. Além disso, as extremidades polares das moléculas de água podem orientá-las para perto de grupos carregados ou parcialmentecarregados de macromoléculas, formando capas de hidratação. As ligações de hidrogênio entre macromoléculas e água reduzem a interação entre as macromoléculas e ajudam a trazê-las para a solução. (TIAZ;ZEIGER. 2004) (FIG. 1).


FIGURA 1- polaridade da água.
FONTE: http://www.brasilescola.com/biologia/a-agua.htm


2.Tensão Superficial da água
É um fenômeno resultante das ligações de hidrogênio,que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água com os oxigênios das moléculas vizinhas.
Por isso, existe uma visível diferença entre força de atração das moléculas na superfície da água e das moléculas abaixo da superfície da água. Abaixo da superfície ocorre atração por outras moléculas (é claro, na superfície não há formas para ter atraçãoacima das moléculas de água), em todas as direções, isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.
Falando de moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, então suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e a baixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido,causando a tensão superficial, que funciona como uma finca camada, película na superfície da água. (FIG. 2)

FIGURA 2- tensão superficial, moléculas da superfície, ausência de moléculas acima destas.
FONTE: Fogaça – Brasil e Escola

A tensão superficial destaca-se por explicar vários fenômenos importantes, como:
●A forma esférica da gota de água;
●Alguns insetos poderem andar sobre a água:Isto ocorre pelo fato de serem sustentados pela tensão superficial da água.
A água tem uma grande resistência à tensão, a coesão proporciona à água uma grande resistência à tensão, definida como a força máxima por unidade de área que uma coluna de água pode suportar antes de quebrar. Normalmente, não se pensa em líquidos como tendo força de tração; entretanto, tal propriedade deve existir para...
tracking img