Sociedade e diversidade no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino no que diz respeito ao ensino de historia, relacionado ao pré-projeto em uma linha de raciocínio que vise formar cidadões críticos e atuante diante de uma sociedade exigente através de um ensino embasado na realidade do educando, apresentando a analise de filme que venham complementar ao que estáem estudo formando assim cidadoes pensantes e ativos para uma sociedade exigente e criteriosa.a pratica, acaba por se tornar inevitável. Na escola essa mesma experiência ocorre, porem, com maior incidência, sendo essa uma seria questão a ser pensada entre os professores; as dificuldades que os alunos encontram em ler e compreender cada vez melhor. Por essa razão se ver no cinema (filmes), umaliado para que junto ao professor contribua para uma melhor compreensão do que se ler, uma vez que muitos fatores são mais bem esclarecidos quando levados a pratica e no filme se ver bem essa questão.
A tarefa de construir um saber histórico voltado para a vida, para os problemas contemporâneos, que possibilite explicar as bases matérias sobre as quais se assenta a nossa civilização ereconhecer os rumos para onde elas estão nos conduzido, significa permitir ao aluno explorar a relação dinâmica que une o passado, o presente e o futuro ignorando o presente. E o conhecimento desses dois tempos permite que possamos antever o futuro, percebendo os caminhos que estamos trilhando, as dificuldades que temos de superar a condições, os limites e as possibilidades de construir um novo modelode vida para a humanidade,
Para as historiadoras Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli, que atuam com o ensino de história:
“Essa forma clássica de pensar a história permite estabelecer relações de causa e efeito entre acontecimentos de período sucessivos e, para o aluno, apresenta a vantagem de dar sentido ao mundo em que vive. A ideia de dar um sentido ao presente, tendo como referencia opassado, é o cerne da utilidade social da história. É também uma postura que torna impossível qualquer pretensão a um discurso historiográfico definitivo, à medida que as questões colocadas para o passado não cessam de evoluir”.

O desafio dos educadores é estimular no ambiente escolar, o envolvimento da mídia nos objetivos educacionais para desenvolver valores e atitudes que contribuampara a construção da reflexão e do entendimento dos educandos. Os filmes transmitem mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade e de uma determinada época, dessa forma podem ser um instrumento para estimular os jovens ao conhecimento da cultura.
Sobre esse pensamento Schmidt e Cainelli escreveu:‘’ (...) tornou-se uma forma de o professor motivar o aluno para o conhecimento histórico, de estimular suas lembranças e referencias sobre o passado e, dessa maneira tornar o ensino menos livresco e dinâmico [...] estimulou-se o uso de mapas, históricos, gravuras, filmes, que permitiriam refazer as imagens do passado (...) (2005, p.93).”Freire (1996, p.43) disserta que “é pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem é que se pode melhorar a próxima prática”. A opção por filme como recurso didático deve facilitar a aprendizagem, uma ferramenta que faça com que o aluno encontre uma nova maneira de pensar e entender a historia, realmente uma ferramenta diferente e acima de tudo motivadora, que não seja simplesmenteilustrativa.

2-JUSTIFICATIVA
A história praticada na academia, como produto de seu tempo, não está á parte das intricadas transformações ocorridas nas ultimas décadas, e, sendo assim, novas formas de abordar o conhecimento histórico vêm favorecendo a inclusão de uma série de temas e de novos objetos de pesquisa que, articulados ao ensino de escola. História apresentam maiores possibilidades de...
tracking img