Podi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Resolução de Questões – Professora Deise G. Delgado

Questões de Português da FCC

CONCORDÂNCIA 1) As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: (A) Há frases que se repete à exaustão e que, exatamente por isso, passam a soar como se constituíssem cada uma delas uma verdade incontestável. (B) Frases sempre haverão que, à força de se repetirem ao longo do tempo,acabam sendo tomadas como verdades absolutas. (C) Quando a muitas pessoas interessam dar créditos a frases feitas e lugares-comuns, há o risco de se cristalizar falsos juízos . (D) A qualidade das receitas dos grandes cozinheiros sempre dependerão de quem de fato as venham executar. (E) Atribui-se aos brinquedos eletrônicos de hoje um tipo de sedução que os jogos antigos estavam longe de poderoferecer. 2) Substituindo-se os segmentos grifados pelas expressões entre parênteses subsequentes, o verbo deverá permanecer no singular em: (A) (B) (C) (D) (E) O heroísmo (Atos de heroísmo) é um dos últimos enigmas do comportamento humano. ... já descobrimos o (as razões) que os torna perigosos. Já o heroísmo extremo (os heroísmos extremos) é de difícil explicação científica. Trata-se de um impulsoilógico (impulsos ilógicos). Só existirá esperança (esperanças) para alguns.

3) O verbo indicado entre parênteses deverá adotar uma forma do plural para preencher corretamente a lacuna da seguinte frase: (A) Por que não se ..... (admitir) que as aulas de uma professora substituta possam ser excelentes? (B) As operações de que ..... (cuidar) a LRF trarão maior disciplina e serenidade na gestãodas verbas públicas. (C) Muitos prefeitos entendem que não ..... (dever) caber a eles empenhar verbas para o ensino fundamental e o atendimento básico de saúde. (D) ...... (atingir) a quem quer que descumpra a LRF rigorosas sanções, inclusive a da perda de liberdade. (E) O estabelecimento de normas e de prazos para a divulgação das contas públicas ..... (favorecer) a fiscalização popular. ANÁLISESINTÁTICA DOS TERMOS 4) ... mas nem todos entendem seu real significado. A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é: (A) A manifestação de emoções positivas é geralmente bem aceita. (B) Estudos recentes aludem à importância das emoções. (C) O local de trabalho nem sempre se torna propício à manifestação das emoções. (D) Pesquisadores revelam a existência depreconceitos enraizados contra a manifestação de emoções. (E) A pesquisa tratava da valorização de sentimentos vistos como negativos.

VOZES VERBAIS 5) A frase que admite transposição para a voz passiva é: (A) O cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado. (B) O conceito de espetáculo unifica e explica uma grande diversidade de fenômenos. (C) As imagens fluem desligadas de cada aspecto da vida (...).(D) Existem várias hipóteses para o fato. (E) Novas descobertas dependem, muitas vezes, de pesados investimentos. 6) Transpondo-se para a voz passiva a frase: Ela já está configurando os paradigmas de uma nova época, a forma verbal resultante será (A) configuraram-se. (B) estão sendo configurados. (C) têm sido configurados. (D) está sendo configurada. (E) foram configurados. 7) Os países de rendabaixa serão afetados, de acordo com o relatório, por uma combinação de desastres. Transpondo corretamente a forma verbal sublinhada para a voz ativa, tem-se: (A) afetará. (B) afetarão. (C) teriam afetado. (D) seria afetado. (E) terá sido afetado. 8) O poder econômico expansivo dos meios de comunicação aboliu as manifestações da cultura popular e as reduziu a folclore para turistas. Transpondo-se afrase acima para a voz passiva, as formas verbais resultantes serão: (A) aboliram-se e têm sido reduzidas. (B) têm sido abolidas e reduziram-se. (C) vêm abolindo-as e vêm reduzindo-as. (D) estão abolindo e estão reduzindo. (E) foram abolidas e foram reduzidas.

PRONOMES OBLÍQUOS E COLOCAÇÃO PRONOMINAL 9) Crônicas? Muita gente está habituada a ler crônicas, mas nem todos concedem às crônicas...
tracking img