Poder e classes sociais na sociedade e na política hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos dizer que enfrentamos um desafio no século XXI, ou seja, estamos interconectados e o que acontece em um lugar do planeta tem impacto em todos os demais. Esse modo de compartilhar modernorompe com as barreiras que existiam em épocas coloniais e pode nos fazer pensar que somos iguais, mas na verdade estamos em rede com pessoas que falam diferentes línguas e que possui diferentes estilosculturais, quer dizer, o desafio é conviver com a diferença.
Segundo Boa Ventura de Sousa Santos, “o contemporâneo é um plágio do passado”, isto é, caíram barreiras, referências, mitos e muros, mas asbases de uma sociedade burguesa e timocratas foram mantidas, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social, oriundas de um modelo do século XVIII e da Revolução Francesa 1789.Contudo, a História não coube em teorias, elas negaram suas promessas permanecendo as utopias. Assim, o sistema burguês capitalista continuou produzindo miséria transformou-se num código de brancose numa fábrica de segregação racial e social, ou seja, um apartheid. A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade, deixando invisíveis bilhões de pessoas. Não se previu espaço para elasnos vários projetos internacionais e nacionais.
Na América Latina e no Brasil essa segregação tem raízes seculares. De um lado, senhores, proprietários, grileiro, doutores. Do outro, índios, escravos,trabalhadores e pobres. Enquanto se exaltam o avanço da tecnologia e a livre circulação de pessoas e coisas, se fortalecem e se constroem fronteiras e muros de forma naturalizada. Cenários tão comunsna Cidade do México, em São Paulo e em Buenos Aires: de um lado vilas miseráveis; do outro, condomínios fechados. Pobres de um lado, ricos do outro.
No Brasil dos anos 90, aprendemos que, sessentaanos de industrialização, não foi capaz de mitigar o abismo entre pobres e ricos. Os senhores viraram empresários, mas continuaram a viver em novas versões da casa-grande. Os escravos viraram...
tracking img