Resumo do capítulo 1
Psicologia ou as psicologias
Neste capítulo diferencia-se a ciência do senso comum, o senso comum é uma ciência baseada nos fatos cotidianos que se acumulam, e se formama partir da intuição, da espontaneidade, das tentativas e dos erros.
Esse conhecimento denominado senso comum é necessário para a resolução das situações mais simples as mais complexas no nosso diaa dia, como por exemplo, atravessar a rua calculando a distância do automóvel até onde estamos. O senso comum apesar de ser algo superficial é integrado à vida humana como uma visão de mundo.
Emtempos antigos, existia somente o senso comum, mas com a evolução da humanidade precisava surgir outro método por questão de sobrevivência, e foi o que aconteceu, exemplo disso é que no séc. IV a C. amatemática já era utilizada pelos gregos, então o senso comum não era o único modo de prever, descobrir e interpretar a realidade. O senso comum era umas formas de conhecimento, o ser humano sempreesteve e está à procura de saber o porquê das “coisas” nesse sentido existia a religião, a filosofia e as artes que, e estes junto com o senso comum constituem os conhecimentos humanos e onde apsicologia do senso comum se enquadra.
A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre a realidade que foram verificados por meio de métodos científicos para testar a sua real validade. A ciência éaltamente objetiva,para tal verificação são necessários o objeto especifico , linguagem rigorosa , métodos e técnicas cientificas ,nesse campo encaixa-se a psicologia cientifica.
A psicologiacientifica tem como seu objeto de estudo o homem com suas expressões visíveis e invisíveis e é isso que torna a psicologia uma ciência distinta das outras, ela estuda o ser humano em suas peculiaridades,tornando-se subjetiva. Subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar, sonhar , amar de cada um. Desta forma a psicologia ainda não tem um paradigma já que o homem está sempre se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resumo de psicologia- cap 1 ana bock. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Psicologia-Cap-1-Ana/214416.html

MLA

"Resumo de psicologia- cap 1 ana bock" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Psicologia-Cap-1-Ana/214416.html>.

MLA 7

"Resumo de psicologia- cap 1 ana bock." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Psicologia-Cap-1-Ana/214416.html>.

CHICAGO

"Resumo de psicologia- cap 1 ana bock." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Psicologia-Cap-1-Ana/214416.html.