Pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AREA TEMÁTICA: PROJETOS, GERENCIAMENTO DE PROJETOS, PMBOK















GESTÃO DE PROJETOS UTILIZADO NAS EMPRESAS DA AVENIDA TOCANTINS-PALMAS-TO.













RESUMO



As crises no mundo dos negócios provocaram a necessidade eminente de mudanças,para elas tenham o efeito positivo na vida organizacional é necessário investir não só tempo ou dinheiro em qualquerera coisa,é necessário ter a certeza que está investindo em algo ou alguém que realmente vai fazer a diferença,e,tendo a certeza que sofrerá resistência de adaptação,principalmente se a estratégia pretendida seja mais conhecida pelas empresas de grande porte.O objetivo deste estudo foi analisar o gerenciamento de projetos nas empresas da Avenida Tocantins em Taquaralto,Bairro da cidade dePalmas-TO.A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva e bibliográfica,com caráter quantitativo.O instrumento utilizado foi a coleta de dados,utilizando o questionário,sendo aplicados 20 questionários em empresas de pequeno e médio porte na área de vestuário.O artigo também possui fundamentação teórica sobre o Gerenciamento de Projetos, Projetos, PMBOK.Demonstrando a fragilidade no método deAdministração e planejamento das ações e de crescimento das empresas que se situam na segunda Avenida mais movimentada da capial.



Palavras chaves: Projetos, PMBOK, Gerenciamento.





ABSTRACT







Keywords: Project, PMBOK, Management




1. INTRODUÇÃO



A boa pratica de projetos pode ser utilizada não somente nas organizações de grande porte, mas nas de pequenoe médio porte, podendo adaptar idéias e aspectos de outros projetos. E para se ter sucesso em um projeto é necessário que a qualidade seja o primórdio em todas as etapas de planejamento,execução e habilidades,para isso,temos o PMBOK,um guia de boa prática na área de gerenciamento de projetos.O objetivo geral deste artigo foi avaliar a utilização do Gerenciamento de projetos nas empresas deconfecções e calçados da Avenida Tocantins em Taquaralto,que é reconhecida por seu estacionamento de veículos irregular,mas tem grande movimentação financeira e diversidade de produtos.



2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



2.1. Projetos



Para que se tenha a idéia concreta sobre gerenciamento de projetos é preciso saber perfeitamente o significado e utilidade de projeto.

SegundoMaximiano (2009, p.4) “Projeto é palavra derivada do latim proicio, que significa “lançar para diante”. As idéias dos romanos continuam vivas e atuais na linguagem e na prática da gestão das organizações”.

Segundo Segundo Orth e Prikladnicki (2009, p.16) apud Project Management Institute - PMI (2004) “Um projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único.” Éelaboração e planejamento de algo a ser feito futuramente analisando a sua implantabilidade e viabilidade para que se alcance a satisfação total,que,para Silva (2001.p.449)”Qualidade é a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que propiciam a habilidade de satisfazer dadas necessidades.”.

De acordo com Woiler e Mathias (2010, p.14) “um projeto pode ser entendido como umconjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento para testar sua viabilidade.”.

Projeto é o planejamento para a execução de um investimento, é a coleta de informações para verificar a viabilidade ou não do que planeja-se executar.

Segundo Maximiano (2009,p.4) projeto é seqüência de atividades finitas, com começo, meio e fim programados.Atividade repetitiva, ou que tem duração continua, não é projeto.

Um projeto tem tempo certo para sua implementação, andamento e finalização, sendo algo de cunho temporário e finito.

De acordo com Valeriano (2004) o projeto é entendido como um conjunto de ações, executadas de forma coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os insumos necessários para, em um...
tracking img