Pm book

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
 
O mundo, definitivamente, não está como era alguns anos atrás. Hoje, para as empresas, mais do que nunca, é necessário olhar para o exterior não como um terreno inalcançável, mas sim, como um campo de possibilidades que pode gerar muitos ganhos, mas, também, uma derrocada em grandes proporções. Precisa-se internacionalizar, mas é necessário se preparar.
Este trabalho buscaráapresentar dois conceitos oriundos das ciências sociais que serão detalhados através de seus conceitos e metodologias: a Gestão de Projetos e a Internacionalização de Empresas.
Para que seja feito um processo de internacionalização com qualidade, ganhos e resultados é que é consultada a Gestão de Projetos. Ainda são bastante reduzidos os estudos em conjunto entre esses dois conhecimentos e também,será de grande utilidade para a vida profissional do autor.
Os objetivos deste trabalho podem ser descritos na investigação e na análise de como a Gestão de Projetos pode colaborar e contribuir na internacionalização de empresas. Será analisada a Gestão de Projetos num plano macro, a busca do significado da Internacionalização de Empresas, feita uma análise das oportunidades e ameaças, os riscospositivos e negativos de se internacionalizar, a análise do impacto destas mudanças na organização e relacionamento das duas disciplinas que serão estudadas.
A escolha dos temas se deve ao fato de que a Gestão de Projetos vem se consolidando ao longo do tempo como uma estratégia empresarial muito bem-sucedida, rentável e com resultados de processos, de gestão e inovação, sendo, desta formatotalmente relacionada com a decisão de planejamento estratégico de uma empresa em internacionalizar-se.
A realização de um projeto internacionalizante é fundamental para as empresas que desejam estar tanto em Portugal como no estrangeiro, claro, que dentro das pretensões de cada segmento e organização.
Serão enfocadas a Gestão de Escopo do Projeto e a Gestão dos Riscos do Projeto que são os que maisimpactam na implementação da internacionalização das empresas. As outras áreas de conhecimento serão tratadas ao longo do trabalho, mas, não com destaque específico.
A técnica metodológica do presente artigo será a revisão bibliográfica, recuperando o conhecimento científico acumulado dos dois assuntos supracitados, com o objetivo de se buscar uma conclusão que suporte a pesquisa. Trata-se,portanto, de um estudo exploratório através da análise crítica dos temas, buscando a síntese de estudos sobre como a Gestão de Projetos pode ser útil na Internacionalização de Empresas.
 
 
2. Gestão de Projetos
 
Para que seja entendida a Gestão de Projetos, é necessário que se entenda o que é um projeto.
O PMI (Project Management Institute) produziu um guia que contém os conhecimentossobre a Gestão de Projetos, o PMBoK – Project Management Body of Knowledge (2004). Este guia tem por objetivo organizar o campo da Gestão de Projetos permitindo a identificação dos conceitos e dos meios técnicos, além de criar uma linguagem comum e possibilitar a abrangência dos estudos.
Segundo o PMBoK (2004), um projeto é um esforço durante um determinado período de tempo, tendo um início, um meioe um fim determinados, com o intuito de criar algo que pode ser um resultado, um serviço, um processo ou um produto. É a descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.
Projetos são desenvolvidos através de etapas tendo como incremento a elaboração com características progressivas. São planejados, executados e controlados através de procedimentosrealizados por pessoas através de tarefas e seus pacotes de trabalho, que são as subdivisões das tarefas a serem realizadas.
A importância destes procedimentos é ressaltar é que "a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro." (PMBoK, 2004, p. 5)
Todo projeto tem a elaboração progressiva, ou seja, é desenvolvida em etapas, fases e entregas. É através do escopo que a...
tracking img