Artigo cientifico sobre reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento sustentável – Reciclagem


Kerolaine Suellen de Melo Jacovani.¹

Giovana Boletti Perim.²

Resumo:



Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos para o consumo. Este processo hoje é altamente importante, devido os benefícios que tal procedimento trás para o planeta Terra, diminuindo de forma significante o impacto ambiental. Esteartigo aborda os benefícios e os impactos que a reciclagem pode causar, além de analisar os principais resíduos reciclados atualmente, e seu destino, fazendo uma comparação do que foi, e do que poderá ser do meio ambiente, se tal metodologia sustentável for devidamente aplicada, dando dados de posicionamento do Brasil em sua questão ecológica.



Palavra chave: reciclagem, impacto ambiental, meioambiente, desenvolvimento sustentável.



Summary:

Recycling mean transform used material in new products for the consumption. This process is so important nowadays because the benefits that this bring to the earth, to put down in a high way the environmental impact. This article discusses the benefits and impacts of the recycling and what it brings, beyond analyzes the most importantrecycled waste nowadays, and where it goes, making a comparison about what were and will be environment, if the sustainable methodology will be properly implemented, giving data of the Brazil positioning about the ecological issue.

Keyword: recycling, environmental impact, environment, sustainable development.



Introdução:



Reciclar é um processo extremamente importantehoje em dia, pois o planeta é afetado por diversas ações humanas, que afetam a fauna, flora, solo, água, ar e etc. Reciclar significa poupar recursos naturais e economizar. A reciclagem transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, em muitas ocasiões este processo gera uma economia muito grande, como exemplo paraproduzir alumínio reciclado utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.

Resíduos sólidos são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumo, em sua maioria são compostos de materiais recicláveis, podendo gerar mais emprego e lucro para empresas, para isto basta um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Este lixo é prejudicialse jogado ao meio ambiente, pois alguns levam décadas ou até séculos para serem decompostos, contudo, alguns tipos de resíduos são altamente perigosos para o meio ambiente, e merecem atenção especial na coleta, como exemplo: pilhas e baterias, que são formados por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

Por tais razões o Brasil estabelece diversasleis ambientais, sendo o país com maior biodiversidade de plantas e animais de leis tais como: o Decreto nº 3179/99 (ano 1999) que instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais, e a Lei nº 11105 (ano 2005) onde estabeleceusistemas de fiscalização sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente.





“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” (Xavier, Chico. 1910- 2002. Espírita Brasileiro).



1. Problemas Ambientais



A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar odesequilíbrio ecológico e infelizmente o planeta é afetado por vários problemas ambientais, o que gera um enorme desequilíbrio ecológico como o problema do efeito estufa (que se torna um problema quando a emissão de gases é intensificada - aquecimento global).

Os principais gases do efeito estufa são: Dióxido de Carbono, Gás metano, óxido Nitroso, Perfluorcabonetos, Hexafluoreto de Enxofre,...
tracking img