Compostage

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÌTULO: A educação ambiental e sua influência na reciclagem de lixo orgânico doméstico no ensino fundamental
AUTOR: Èrica Cavalcanti Jacometi
CURSO: Metodologia de ensino Ensino de Quimica e biologiaBiologia.

PROBLEMATIZAÇÃO

Por quê a educação ambiental é importante no ensino fundamental?
Vimos acima que o papel da educação ambiental na escola em especifico no ensino fundamental, é essencial,pois é possível esclarecer e atualizar a verdadeira situação do planeta e qual o papel de cada um perante a isso. Não é possível se comprometer com algo que se desconhece, ou se tem um conhecimento superficial, por isso o estudo aprofundado sobre as questões ambientais são de total importância na construção de uma nova visão de mundo para a população mundial atual e as futuras gerações. Aaplicação da educação ambiental no ensino fundamental pode ser um pequeno grande passo para a mudança da visão distorcida do mundo, como mostrou o trabalho.

Qual o seu papel na modificação de uma nova consciência ambiental?

Mudar nossa concepção sobre o modo de vida atual não é fácil, pois como comentado as pessoas acostumaram a se alimentar em paises desenvolvidos com alimentos, fora de época, repletosde fertilizantes e agrotóxicos, que como sabemos poluem o meio ambiente, algumas alternativas podem ser utilizadas como o uso de adubo orgânico no cultivo de alimentos, pois remediaria uma boa parte do lixo orgânico depositado em lixões e aterros sanitários.
No trabalho realizado com educandos do colégio Nossa Senhora das Graças da cidade de Cambará, pode - se evidenciar que o interesse sobre oassunto aumentou, a ponto de se verificar a presença do assunto trabalhado nas conversas e atitudes dos alunos dentro e fora da escola. A instigação por parte dos educandos aos demais professores do colégio sobre o assunto relacionado a outras matérias, debates realizados através de reportagens que os mesmos, começaram procurar através da internet e noticiários diários entre outros após odesenvolvimento do trabalho

Por que a reciclagem do lixo orgânico é necessária?

A reciclagem do lixo orgânico é necessária, pois como vimos o lixo orgânico é altamente poluente, podendo comprometer abastecimento de cidades e morte da fauna e da flora, sua reutilização é uma forma de se manter um consumo sustentável, pois o lixo produzido pode voltar na produção de mais alimento, através da adubaçãoorgânica, tida por vários paises uma das saídas para se diminuir o acumulo desse tipo de lixo e o desperdício de alimentos.

Como podemos reutilizar o lixo orgânico?


JUSTIFICATIVA

Nos dias de hoje vemos cada vezes mais noticias que nos fazem refletir sobre os desastres ambientais que vem acontecendo há anos. ,d Desmatamentos, queimadas, a poluição do solo, das águas e do ar, são hoje realidades emnossas vidas e que estão ligadas diretamente ao modo desmedido de produção industrial mundial.
Porém as consequências vem sendo percebidas constantemente, casos como, doenças respiraátórias, cancer câncer entre outras são relacionadas a à poluição e/ ou ao seu impacto no meio ambiente.
Vemos que muitas pessoas ainda desconhecem de alguma maneira o assunto e que se excluem desse processo poracharem que não fazem parte do mesmo, dessa maneira acabam contribuindo para o agravamento do problema. A escola tem papel fundamental na formação de uma consciência ambiental progressiva e de ação, pois há a necessidade de ensinar a construir e preservar e não somente de tentar reparar o que já está prejudicado.
Este artigo relata a experiência desenvolvida em uma escola com educandos do ensinofundamental II (5º à 8º), na realização de um projeto de educação ambiental voltado a reciclagem de lixo orgânico doméstico.

OBJETIVOS

Promover a conscientização da comunidade escolar sobre as questões ambientais atuais de nosso planeta.

Desenvolver formas alternativas de trabalhar com a sustentabilidade, aplicada a reciclagem de lixo orgânico doméstico.

Propagar as iniciativas ambientais...
tracking img