Plataformas tipo jaqueta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEF – 2506 - Projeto de Estruturas Marítimas
PLATAFORMA FIXA TIPO JAQUETA
Como visto, existem os mais variados tipos de plataformas, cada uma com seus requisitos de projetos.
Neste capítulo será abordada a plataforma fixa tipo jaqueta. Muitos conceitos aqui desenvolvidos servirão para aplicação em plataformas auto-elevatórias e torres. As plataformas semi-submersíveis, navios e bóias seenquadram mais na área de projeto do navio.
Para o projeto estrutural desta plataforma deve-se possuir um sistema que abranja as mais diferentes áreas de engenharia envolvidas. Vamos dar um apanhado geral sobre o projeto e análise desta estrutura para que depois ataquemos cada etapa específica.
O sistema a ser apresentado terá como objetivos básicos o desenvolvimento de procedimentos para síntese eanálise de plataformas de produção, definidas como estruturas que consistem basicamente de:
I) Uma estrutura tubular chamada jaqueta cujas pernas servem de gabarito para a cravação das estacas e de contraventamento lateral das mesmas;
II) Estacas que são cravadas no fundo do mar, ancorando a jaqueta, e que juntamente com ela devem ser projetadas para resistir aos esforços provenientes das ondas,vento etc.
III) Conveses que se interligam com a jaqueta, sendo a parte realmente útil da estrutura. (ver fig. 1).
Algumas informações necessárias ao projeto de uma plataforma, podem assim ser resumidas:
- As finalidades da plataforma, a qual fornece os primeiros elementos para a concepção da estrutura e que normalmente são: perfuração, produção, sustentação de poços, habitação, etc., oucombinação destas.
- A área onde se situará a plataforma nos orienta quanto ao tipo e grandeza dos fenômenos aos quais poderá estar sujeita a estrutura. A localização precisa é também de grande importância para o levantamento dos parâmetros do solo, necessários ao cálculo das fundações, para os dados estatísticos dos estados de mar na região, bem como para uma orientação sobre a escolha da onda de projetoa ser adotada. Outrossim, é importante conhecer o posicionamento da estrutura em relação às direções predominantes do vento, correntes e ondas.
- A profundidade da lâmina d’água influirá decisivamente nas dimensões da jaqueta, métodos de construção e lançamento. Convém lembrar que, em alguns casos, solicitações estruturais advindas de processos não adequados de construção, transporte e lançamentopodem vir a ser mais críticas que as devidas à operação em si.
- O número de poços, que dá elementos para a avaliação das áreas de convés necessárias. Os condutores são responsáveis por grande parte da carga lateral, devida às ondas e correntes marinhas, sobre a estrutura. Os poços em número elevado, podem responder por mais de 50% da carga lateral, sendo um fator importante no dimensionamentoda jaqueta e das estacas.
- A altura dos conveses que deve ser maior que a altura atingida pela “maior onda prevista na área” durante a vida útil da plataforma, dentro de determinadas probabilidades adotadas no projeto
Como se nota, portanto, o projeto e análise de plataformas requerem o conhecimento de várias áreas da ciência, tais como: oceanografia, análise estrutural, mecânica, engenharia desolos, arquitetura , tecnologia de construção etc.
São definidos oito subsistemas, que abrangem todas as fases envolvidas no projeto, a saber:
- PREPLA – Responsável pela geração de todas as características de geometria, topologia e rigidez da estrutura.
- CARMAR – Responsável pelo cômputo das cargas impostas pelas ondas, correntes marinhas,vento e gravidade.
- SOLO – Responsável pelofornecimento da rigidez do solo nos pontos de iteração com a plataforma.
- SAP IV – Programa núcleo que, com os dados dos três subsistemas acima, analisa a estrutura.
- POSPLA – Responsável pela apresentação dos resultados gerados pelo programa-núcleo.
- JUNTA – Responsável pelo cômputo das tensões agentes nas juntas.
- ESTACA – Responsável pelo projeto das estacas.
- CONSTRU – Responsável pelo...
tracking img