Tipos de plataformas de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Tipos de plataformas

1.1- Plataformas fixas

As plataformas fixas são destinadas às águas rasas (até 200 m). Foram as primeiras unidades de produção utilizadas no mundo, nos campos localizados em lâminas d`água de até 400 m. Exatamente porque as primeiras descobertas no mar foram em profundidades menores. Geralmente as plataformas fixas são constituídas de estruturas modulares de aço,instaladas no local de operação, com estacas cravadas no fundo do mar. Primeiro é construída a jaqueta, que é a base da plataforma, a ser fixada no fundo do mar. A construção da jaqueta é feita nos estaleiros na posição horizontal. Concluída a  construção, a jaqueta é levada para a sua locação em barcaças de grande porte e lançada ao mar na posição vertical, no ponto onde vai operar. Depois dedevidamente fixadas no fundo do mar, a jaqueta recebe as partes superiores da plataforma, que constituem os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de pessoal, bem como todas as instalações necessárias para a produção dos poços. Escoam a produção diretamente por dutos ou para navios, uma vez que não possuem tanques de armazenamento. Este tipo de plataforma é projetado para umadeterminada locação onde permanece até o esgotamento da jazida, porque não pode ser transferida para outro campo. A vida média útil de um reservatório de petróleo é de 30 anos, podendo ser menor ou maior, dependendo de diversos fatores, como tamanho do reservatório e porosidade da rocha armazenadora. Quando desativadas, as plataformas fixas podem se transformar em atratores de peixes, comoarrecifes artificiais.
Tipos de Plataformas fixas
PLATAFORMA JAQUETA
Formada por uma estrutura principal tridimensional (jaqueta), cujas pernas servem de guias para as estacas, sobre essa estrutura é colocada uma superestrutura. São fabricadas de aço mais comuns ou concreto. Finalidades para produção de petróleo, até 400 metros. Podem operar sozinhas(mandando o óleo diretamente para a terra através detubulação ou com navio acoplado à plataforma.
PLATAFORMA GRAVIDADE
São fixadas no fundo do mar por gravidade, fabricadas de concreto mais comuns ou aço, com produção de petróleo, até 400 metros. Podem operar sozinhas mandando o óleo diretamente para a terra através de tubulação ou com navio acoplado à plataforma.
PLATAFORMA AUTO--ELEVATÓRIAS
São unidades móveis que, quando em operação,abaixam as pernas e apóiam-se no fundo do mar. As pernas são CILINDROS ou JAQUETAS, em águas profundas a estrutura com jaquetas é mais eficiente pois este tipo de perna é mais resistente à flambagem e mais “transparentes” as ondas, utilizada na prospecção e instalação de plataformas fixas, são rebocadas até o local.
1.2- Plataformas flutuantes
As plataforma flutuante possui um casco modificado de umnavio, normalmente um petroleiro. Representa uma unidade de produção de petróleo flutuante, com unidade de armazenamento, unidade de processamento e sistema de transbordo (transferência) do petróleo produzido. Também podem ser construídos navios especificamente para este objetivo. Nas bacias sedimentares brasileiras há inúmeros exemplos de FPSOs operando, tais como as P-34, P-43, P-48, P-50 eP-53.
Tipos de plataformas flutuantes
FPSO (FLOATING, PRODUCTION, STORAGE and OFFLOADING)
Plataforma flutuante em um casco modificado de um navio, normalmente um petroleiro. Representa uma unidade de produção de petróleo flutuante, com unidade de armazenamento, unidade de processamento e sistema de transbordo (transferência) do petróleo produzido. Também podem ser construídos naviosespecificamente para este objetivo. Um grande exemplo desse tipo de plataforma é a piranema que é a primeira plataforma redonda existente no mundo
Navios-Sonda

Navio-sonda é um navio projetado para a perfuração de poços submarinos. Sua torre de perfuração localiza-se no centro do navio, onde uma abertura no casco permite a passagem da coluna de perfuração. O sistema de posicionamento do navio-sonda,...