tipos de plataformas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO A SISTEMAS OFFSHORE......................................................02
2. PRINCIPAIS TIPOS DE PLATAFORMAS .......................................................03
2.1 PLATAFORMAS FIXAS ..................................................................................03
2.1.1 PLATAFORMAS FIXAS TIPO JAQUETA .................................................04
2.1.2 PLATAFORMA AUTO‐ELEVÁVEL (JACK UP) .... ...................................04
2.1.3 PLATAFORMA DE GRAVIDADE (GRAVITY PLATFORM) 15..............05
2.1.4 TORRE COMPLACENTE .... ........................................................................06
2.2 PLATAFORMAS FLUTUANTES ....................................................................07
2.2.1SEMI‐SUBMERSÍVEL (S) 25 3.2.2 TLP – Tension Leg Platform …...........08
2.2.2 TLP – Tension Leg Platform………………………………………………..09
2.2.3 SPAR BOUY (Bóia Cilíndrica) ……………………………………….…...09
2.2.4 FPSO – Floating Production Storage and Offloading System (Sistema Flutuante deProdução, Armazenamento e Transferência) .......................................................10









1 -INTRODUCÃO
A exploração offshore de petróleo no mundo vai cada vez mais fundo. E, no Brasil , isso é fato consolidado com os desafios e recordes mundiais sendo superados a todo momento pela PETROBRAS. A indústria do petróleo, no Brasil, é motor de desenvolvimento para outras áreas do conhecimento. É fator fundamental na busca por tecnologias ainda desconhecidas. É que mais se desenvolve. Além daPETROBRAS, há muitas outras empresas que já se instalaram no país. No desenvolvimento de suas atividades, a produção de petróleo no mar é a que mais carece de novas tecnologias, métodos científicos, serviços e mão-de-obra especializada. As estruturas empregadas no mar, para essa finalidade, são essencialmente ligadas à área da engenharia civil. Ao longo das buscas por soluções as engenharias civil,naval, oceânica e mecânica vem se destacando na fundamentação e comprovação de teorias ligadas com a solução dos problemas apresentados e no desenvolvimento de softwares que promovem a confiabilidade dos projetos a um nível de segurança nunca visto antes. A crescente quantidade de poços produtores em ambientes com lâminas d’água cada vez mais profundas vem ocasionando inúmeros desafios, e nas suasoluções, vêem-se grandes saltos tecnológicos gerando mais conhecimento e especializações técnicas de alta confiabilidade.













2. PRINCIPAIS TIPOS DE PLATAFORMAS
Os principais tipos de plataformas utilizadas na prospecção e/ou produção offshore e sua pertinente conceituação são resumidamente descritos a seguir. Basicamente elas se dividem em:
Fixas - Apoiadas no Fundo do Mar(Jaquetas, Auto-Elevatória, de Gravidade e do tipo Complacente);
Flutuantes (Semi - Submersíveis, Bóias, Torres e Navios Ancorados).
A Figura 1, abaixo e a Figura 2 a seguir, ilustra a maioria dos tipos tradicionais de plataformas fixas, complacentes e flutuantes em uso no planeta.

Figura 1 – Tipos de Plataformas em uso no mundo

Figura 2: Principais tipos de estruturas em uso comcapacidades de produção e perfuração.

2.1 PLATAFORMAS FIXAS
As principais plataformas fixas são classificadas como: Jaquetas de aço (Steel Jackets), Auto-eleváveis (Jack-ups), de Gravidade (Gravity Platform) e Torres Complacentes (CT - Compliant Towers). Nesses sistemas, a árvore de natal (conjunto de válvulas que controla a produção do poço) e as unidades de processamento da produção estãoposicionados na superfície, sobre a plataforma. A isso se dá o nome de completação seca. As plataformas do tipo Jaqueta e Auto- Eleváveis foram as primeiras unidades offshore utilizadas. Observe-se que no desenvolvimento dos sistemas offshore, as plataformas de produção fixas têm merecido especial atenção por permanecerem estacionárias durante a vida produtiva do poço, ficando expostas às condições...