Plataforma virtual de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NO LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA I.

Caio César Gomes Garcia[1]; Patricia Morais[2]; Josilene Ribeiro[3]
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA; Departamento de Comunicação e Turismo – DecomTur – MONITORIA





RESUMO


Este trabalho descreve as etapas de como foi implantado uma ferramenta de apoio virtual na disciplina deLaboratório de Comunicação Dirigida I, do curso de Relações Públicas da UFPB. Foi utilizado um método de ensino atual apoiado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com a plataforma moodle. O intuito consistiu em incluir uma ferramenta virtual facilitadora dentro da tríade professor, monitor e aluno, que estimula-se o senso crítico e gera-se melhorias no aprendizado de todas as partesenvolvidas no processo comunicacional, otimizando assim o aproveitamento do conteúdo programático.




Palavras-chave: Ambiente Virtual; Moodle; Relações Públicas.



1 Introdução

Atualmente a tecnologia e a informatização[4] vem contribuindo cada vez mais para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação vemaumentando de forma rápida na vida da sociedade. Em nenhum outro momento as pessoas tem acesso tão fácil a tanta informação como se tem atualmente, o ciberespaço tem possibilitado uma gigantesca troca de informação. Para o filosofo Francês Pierre Lévy, o ciberespaço:

[...] É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica nãoapenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LÉVY, 1999. p. 17).

As tecnologias de informação estão se tornando essenciais não só para facilitar o dia-a-dia das pessoas, más também estão sendo de suma importância para o processo de aprendizagem nasinstituições de ensino, a internet permitiu o fortalecimento dos cursos de Ensino a Distancia, representados pela sigla EAD. Neste modo ensino os alunos e os professores estão separados espacialmente e a educação é mediada por tecnologias, tais cursos tem gerados ótimos resultados e sua proporção aumenta mais a cada dia.

Segundo a professora Josilene Ribeiro do curso de Relações Públicas daUFPB:

Em paralelo com a crescente demanda pela EaD, observa-se uma grande explosão de tecnologias, técnicas e métodos virtuais de ensino na educação presencial. Esta que outrora caminhava de forma independente vem paulatinamente apropriando-se das novas ferramentas de comunicação e interação, visando acompanhar a nova realidade, em que linguagens, culturas e hábitos estãose modificando em função da tênue fronteira entre o virtual e o real. (OLIVEIRA J. et al, 2006)

Na educação tem se utilizado bastante a internet e é lá que se encontram os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). (Maciel, 2006) considera ambiente de aprendizagem aquele que viabiliza uma comunicação multidirecional que permite interações individuais e coletivas entre todos os envolvidosno projeto educativo. Colocam-se os recursos da Internet como ferramentas educativas facilitadoras do processo de inovação pedagógica.

Foi nesse contexto de inovação pedagógica em que foi decidido colocar uma ferramenta de apoio virtual a disciplina de Laboratório de Comunicação Dirigida I, designada doravante apenas com a sigla LCDI, que integra a grade curricular obrigatória do quartoperíodo do Curso Relações Pública da UFPB.

Esta ferramenta visa aumentar assim a interação na tríade professor, monitor e alunos e proporciona uma maior liberdade deixando os mesmos mais a vontade para exporem suas dúvidas e poder ter as mesmas esclarecidas num ambiente onde os mesmos podem acessar e ter todas as informações que precisam.



2 Objetivos

• Prospectar mais...
tracking img