O uso da plataforma moodle na educação à distância leia mais em: http: //www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-plataforma-moodle-na-educacao-a-distancia-como-forma-de-democratizar-o-ensino/20991/#ixzz2edenyfj7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo. Este artigo objetiva mostrar a influência e as vantagens que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle exerce na Educação à Distância, como forma de democratizar o aprendizado. A análise foi feita a partir dos dados coletados através de um questionário aplicado em duas instituições de ensino, sendo uma federal ou outra particular, a fim de comparar a funcionalidade, acessibilidade e ograu de aprendizado que esse ambiente propicia.
Palavras chaves: Ensino à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
Resumen. Esto artículo tiene por objetivo mostrar la influencia que y las ventajas que ambiente virtual de la aprendizaje Moodle ejerce en la educación a distancia, como manera de democratizar el processo de aprendizaje. El análisis ser realizo a partir de los datosrecogidos a través de uma encuesta aplicada a dos instituciones educativas, siendo uma Federal y otra particular com el fin de comparar la funcionalidad, la accesibilidad y el grado de aprendizaje que ofrec e el médio ambiente.
Palabras clave: Educación a Distancia, Entorno de Aprendizaje Virtual, Moodle
1.Introdução
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educativa que já é praticada no mundo háquase um século. No Brasil, desde a fundação do Instituto Rádio Monitor, em 1939, surgiram vários outros meios de ensino à distância, sejam eles televisivos - como, por exemplo, o TeleCurso 1º e 2º grau (TV Globo)  ou via rádio ou por meio de correspondências. Sem dúvida, a Internet tem um grande diferencial sobre os outros meios no processo de ensino à distância, que é a interatividade entre osparticipantes, sendo eles, estudantes ou professores.
Para uma decisão sobre a escolha de uma plataforma e dos seus métodos de ensino, é preciso que se avaliem alguns pontos, sejam eles positivos ou negativos, e até que ponto essas prerrogativas influenciam no aprendizado.
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação  (TIC) motiva cada vez mais pessoas e instituições de ensino a criaremoportunidades de democratizar o conhecimento criando mais oportunidades de aprendizagem. A inclusão social favorecida pela implementação de um ambiente a distância, uniformiza as oportunidades educacionais, tendo em vista que, em alguns casos, os alunos que não tiveram a oportunidade de ter uma educação convencional possam ter com esta nova forma de aprendizagem.
Nesse contexto, pode-se obter umanoção de como a plataforma de ensino escolhida, no caso o Moodle, tem alcançado seus objetivos, provendo assim um aprendizado que mobilizem os estudantes a gerar significados tendo como finalidade melhorar a construção de conhecimento autônomo e de colaboração.
Para um maior aprofundamento do tema, será necessária uma avaliação da Plataforma Moodle no ensino à distância como objetiva o artigo.Serão avaliados, comparados e analisados os dados obtidos em dois ambientes educacionais, sendo um particular e outro público, através de um questionário aos alunos usuários da plataforma, verificando a comunicação entre colaboradores e a acessibilidade e funcionalidade dos componentes existentes.
2.Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Desenvolvido pelo australiano Martin Dougiamas em 1999 edisponibilizado atualmente em 90 idiomas em mais de 206 países, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning - Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância) é utilizado por instituições de ensino em todo o mundo por ser um ambiente que não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que aconteceenquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem. [DOUGIAMAS, Wikipédia, ?]
Uma vez familiarizados com o ambiente, os alunos passam a explorar as ferramentas disponíveis (tais como Fórum, Biblioteca, Tira-dúvidas, Chat, FAQ, Bibliografia, Arquivos para download, mural de avisos, etc.), adquirindo uma visão geral do funcionamento da...
tracking img