Emile durkheim e karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BÁRBARA LACERDA TAVARES

HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS
Émile Durkheim
Karl Marx

Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Fumec
Turma PA
Belo Horizonte – 2012
SUMÁRIO

Émile Durkheim................................................................................ 4
Divisão social do trabalho.......................................... 4
SolidariedadeSocial.................................................. 4
Representações Coletivas......................................... 5
Relação com a Engenharia........................................ 5
Karl Marx.......................................................................................... 7
Estrutura Social.......................................................... 7
Processo deProdução............................................... 7
Trabalho..................................................................... 7
Relação com a Engenharia........................................ 8
Conclusão......................................................................................... 9
Bibliografia...................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Émile Durkheimacredita que a sociedade prevalece sobre o indivíduo. No pensamento Durkhemiano, a sociedade é um conjunto de normas de ação, pensamentos e sentimentos que não existem apenas nas consciências dos indivíduos, mas que são construídas exteriormente, ou seja, fora das consciências individuais. Ele defende que é a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. Oindivíduo aprende a seguir normas e regras de ação que lhe são exteriores, não foram criadas por eles e, portanto, são coercitivas, limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais.
Karl Marx, diferentemente de Durkheim, considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele,as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações. Na teoria marxista, para viver, os homens deveriam inicialmente transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, utensílios, etc., sem o que não poderiam existir como seres vivos. O estudo de Marx foi fundado na sociedade do seu tempo, a sociedade capitalista, onde há burgueses (donos dos meios de produção) eproletários (mão de obra) e a produção dessa sociedade só se realiza porque burgueses e proletários entram em relação.

Émile Durkheim

Divisão do Trabalho Social

A divisão do trabalho social está fundada nos dois tipos de consciência: coletiva e social. Para Émile Durkheim, a sociedade deveria ser vista como um corpo humano, que depende do perfeito funcionamento de seus órgãos para sobreviver.Assim sendo, a sociedade seria um sistema organizado, ordenado e interdependente em vários segmentos, que juntos, formariam uma unidade. Ainda no pensamento Durkheimiano, se algum segmento da sociedade não consegue desenvolver o seu papel ao máximo, a sociedade entra em um estado de anomia social, que só é combatido com a Solidariedade Social.

Solidariedade Social

O conceito deSolidariedade Social estabelece que a existência de uma sociedade só se dá possível a partir de um determinado grau de coesão entre os indivíduos. Segundo Émile, essa coesão social se assenta em dois diferentes tipos de solidariedade social: a solidariedade social mecânica, que prevalece em tribos e clãs, onde os indivíduos participantes compartilham das mesmas noções e valores sociais, correspondência queassegura a coesão social; e a solidariedade social orgânica, que predomina nas sociedades modernas ou complexas, onde há maior diferenciação dos valores e crenças sociais e, além disso, os interesses individuais são bastante distintos, e a consciência de cada indivíduo é mais evidente, portanto, a coesão social da solidariedade orgânica não está pautada em crenças e valores sociais, tradições...
tracking img