Consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REVOLTA DOS CANUDOS
A violência, seca, fome, abandono político tomavam conta do Nordeste no final do século XIX. E assim, devido a todos esses problemas e mais a pressão religiosa, iniciou-se um grande problema social, tendo como consequência um conflito civil.
Este conflito que começou em novembro de 1896, foi liderado por Antônio Conselheiro, que se dizia ser um enviado de Deus. Comesse argumento, dizia que fora enviado para acabar com as diferenças sociais e os ditos pecados republicanos (casamentos civis e cobrança de impostos), além de que acreditava que a República era uma forma do “Anticristo” na terra.
Assim conquistou seguidores que acreditavam que o enviado os libertaria de tal situação tão miserável.
Mas para entendermos melhor a Revolta de Canudos,devemos analisar todo o contexto histórico. No Brasil, pouco tempo antes havia sido assinada a Lei Áurea, acontecera o golpe republicano, o fechamento do Congresso, além da queda da monarquia. Todas essas transformações radicais.
A cidade de Canudos estava tão povoada por seguidores do Conselheiro que se tornou uma das cidades mais povoadas da Bahia. Desenvolvia-se então uma preocupação, dosdonos de terras, devido a esse fato. Isso porque temiam que suas terras fossem tomadas pelos seguidores, formando vilas e assim, ameaçando suas propriedades.
Os proprietários, preocupados, pediram auxílio do novo governo republicano para que enfrentassem tal ameaça. Foram então criados motivos para que a região fosse equipada com recursos e soldados. Começou então o conflito.
A primeira reação dogoverno da Bahia foi em 1896, com o auxilio do governo estadual. O tenente que comandava o ataque contra o arraial era Manuel da Silva Pires Ferreira, que na primeira tentativa, foi surpreendido pelos conselheiristas.
Em 1897 se deu outra tentativa do governo, a qual era comandada por Febrônio de Brito. Foram mais uma vez surpreendidos, pois os jagunços estavam armados (as armas eram asabandonadas ou tomadas das tropas). Estes estavam muito corajosos diante a tais conflitos.
Houve uma grande repercussão dos acontecimentos no Rio de Janeiro, e ante a esse fato o governo federal assumiu a repressão. Fizeram a primeira expedição regular a Canudos. Ao saber disso, milhares de pessoas do Nordeste foram à defesa de Conselheiro. Depois de muitos ataques, Moreira Cesar, que estava comandando arepressão, foi morto. Abalou-se a expedição e a consequência disso foi o recuo do mesmo.
Novamente, a repercussão da derrota foi enorme no Rio de Janeiro, até porque se atribuía a restauração da monarquia. E então em 1897 começou a quarta e última expedição comandada dessa vez por Artur Oscar de Andrade Guimarães. A diferença das outras expedições era que esta tinha duas colunas comandadas porgenerais diferentes.
Desta vez, as tropas vieram com mais força e conseguiram a morte do “Homem Santo”, em combate. Devido a isto, muitos sertanejos desistiram do combate e no dia 5 de 1897, o arraial se rendeu. O cadáver de Antônio Conselheiro foi exumado e sua cabeça decepada, e no dia 6 o arraial foi incendiado, resultando na morte de milhares de pessoas.
A chamada Guerra de Canudos, revoluçãode Canudos ou insurreição de Canudos, foi um movimento de fundo sócio-religioso, reprimido militarmente, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.
O episódio foi fruto de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos,situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os...
tracking img