Plataforma lisa

Páginas: 3 (548 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
Marcelo Amadeu Berti
Ronaldo Camargo Domingos
Apple Lisa
* Lisa (1983)
H
Á exatos 30 anos a empresa americana Apple lançava o Lisa, primeiro computador dotado de um mouse e uma interfacegráfica do usuário (GUI). Hoje pode não parecer muita coisa, mas para a época foi uma grande revolução. No lugar de digitar comandos de texto, pela primeira vez os usuários poderiam clicar em ícones,acessar pastas e ter algo realmente parecido com os computadores pessoais de hoje [1].

O projeto do Lisa foi inspirado nas estações de trabalho da Xerox, que Steve Jobs conheceu ao visitar olaboratório Xerox PARC em Palo Alto, Califórnia. O projeto teve início em 1978 e foi comandado pelo próprio Jobs até 1982 quando então ele deixou o projeto para se integrar ao time do Macintosh. O Lisa,por sinal, ao contrário desse último foi um dos maiores fracassos da Apple em todos os tempos. Apesar das inovações ele era caro (era vendido por quase 10 mil dólares) e muita gente considerou umaextravagância o fato do Lisa ter 1 MB de RAM. Hoje pode parecer pouco, mas na época era muito. Muito mesmo [2].

Lisa 1983 (US$ 9.995) [4]

As configurações do Apple Lisa era as seguintes: ele eradotado de um processador Motorola 68000 de 5 MHz, contava com 1 MB de RAM, como já dito acima, possuía memória virtual, vinha com um disco rígido de 5 MB e ainda contava com dois drives de disquetede 5.25 polegadas. O sistema operacional era chamado de Lisa OS e contava com um recurso extraordinariamente avançado para época: contava com multitarefa não-preemptivo (cooperativo) [2], [3].

*Lisa 2 (1984)
Na mesma época aconteceu o surgimento do Macintosh, em janeiro de 1984, o Lisa foi substituído pelo Lisa 2. Este computador tinha um drive de disquetes de 3,5" com 400 KiB em vez dosdois drive de 5 1/4", 871 KiB do primeiro Lisa. Versões com disco rígido de 5 MiB e 10 MiB foram comercializadas com o nome de Lisa 2/5 e Lisa 2/10. Em janeiro de 1985, o Lisa 2/10 foi equipado com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plataforma lisa
  • Lisa
  • lisa
  • Plataformas
  • Plataforma
  • plataformas
  • Plataformas
  • Plataforma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!