Plataforma lisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apple Lisa

LISA (1983)
Á exatos 30 anos a empresa americana Apple lançava o Lisa, Hprimeiro computador dotado de um mouse e uma interface gráfica do usuário (GUI). Hoje pode não parecer muitacoisa, mas para a época foi uma grande revolução. No lugar de digitar comandos de texto, pela primeira vez os usuários poderiam clicar em ícones, acessar pastas e ter algo realmente parecido com oscomputadores pessoais de hoje [1]. O projeto do Lisa foi inspirado nas estações de trabalho da Xerox, que Steve Jobs conheceu ao visitar o laboratório Xerox PARC em Palo Alto, Califórnia. O projeto teveinício em 1978 e foi comandado pelo próprio Jobs até 1982 quando então ele deixou o projeto para se integrar ao time do Macintosh. O Lisa, por sinal, ao contrário desse último foi um dos maioresfracassos da Apple em todos os tempos. Apesar das inovações ele era caro (era vendido por quase 10 mil dólares) e muita gente considerou uma extravagância o fato do Lisa ter 1 MB de RAM. Hoje pode parecerpouco, mas na época era muito. Muito mesmo [2].

LISA 2 (1984) Na mesma época aconteceu o surgimento do Macintosh, em janeiro de 1984, o Lisa foi substituído pelo Lisa 2. Este computador tinha um drivede disquetes de 3,5" com 400 KiB em vez dos dois drive de 5 1/4", 871 KiB do primeiro Lisa. Versões com disco rígido de 5 MiB e 10 MiB foram comercializadas com o nome de Lisa 2/5 e Lisa 2/10. Emjaneiro de 1985, o Lisa 2/10 foi equipado com um emulador Macintosh e rebatizado Macintosh XL [5].

Lisa 2 O fracasso do Lisa foi um grande baque para a Apple. O computador, apesar de suas inovações,foi considerado uma espécie de filho rejeitado. Por falar nisso, o fato é que o nome Lisa também não ajudava. Embora todos dentro da Apple soubessem que a máquina levava o nome da filha que Jobsabandonara, a empresa teve de inventar um acrônimo para justificar o contrário. Assim, oficialmente Lisa significa "Local Integrated Software Architecture". O que não ajudou em nada. Internamente os...
tracking img