Plastico da cana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O plástico da cana
A Braskem inaugura sua planta de polietileno verde, a primeira do mundo a produzir em grande quantidade e a baixo custo o plástico de origem renovável.
A partir de sexta feira 24 de setembro o rio grande do sul da um grande salto rumo a sustentabilidade. depois de um ano e quatro meses em obras,começa a operar,no pólo petroquímico de triunfo,a cerca de cem quilômetros deporto alegre,a primeira fabrica do mundo capaz de produzir o polietileno verde ou plástico verde.
Amparada no que há de mais moderno no setor, a Braskem passa a transformar o etanol da cana de açúcar em resina para produtos plásticos, como resultado, a empresa alça o estado a categoria de protagonista mundial na produção de polietileno com matéria prima 100% renovável.
Uma tecnologia que desperta ointeresse dos empresários, gestores públicos e pesquisadores ao redor do planeta.
Embora os passos para a produção do polietileno a partir do etanol fossem conhecidos há pelo menos quatro décadas,a Braskem descobriu a formula certa para dar ao produto um grau de pureza inigualável e a capacidade de originar qualquer tipo de material plástico.Isso faz com que a planta gaucha seja não apenaspioneira,mas também sirva de modelo para as outras que,muito provavelmente,começaram a ser construídas no pais e no exterior.
A matéria prima uma segunda geração para o etanol.
Especialistas investem na pesquisa para o desenvolvimento do etanol celulósico.
Com cerca de 1% do território ocupado por lavouras de cana de açúcar,o Brasil ostenta o segundo lugar no ranking dos maiores produtores mundiaisde etanol,que este ano deve somar aproximadamente 30 bilhões de litros no país.
A idéia é produzir o cobiçado Biocombustível,cuja demanda cresce a cada dia no mercado global, a partir de restos da industria madeireira,como galhos finos de eucalipto,e também de casca de arroz,de bagaço da cana e de outros resíduos agrícolas.materiais que muitas vezes não são aproveitados e acabam no lixo ousimplesmente são queimados.
Temos muito a ganhar com essa evolução. Para se ter uma idéia, só com o uso do bagaço da cana, será possível elevar em 30% ou 40% a produção de etanol sem ter de aumentar as plantações.
A alternativa vem sendo alvo de estudos na entidade há cerca de três anos inclusive com parcerias externas. No mesmo caminho estão órgãos como o laboratório nacional de ciência e tecnologiado bioetanol,do ministério de ciências e tecnologia,e a Petrobras.
O uso do bagaço de cana permitira elevar em cerca de 35% a produção de etanol sem aumentar as plantações.
A produção de cana no Brasil
A região centro sul é a mais produtiva do país,com cerca de 80% das plantações ,atualmente, a produtividade média brasileira é de cerca de 80 toneladas por hectare de plantação.
O Brasil é osegundo maior produtor de etanol do mundo,a área plantada de cana de açúcar é de 8 milhões de hectares,cerca de 1% do território brasileiro.este ano a produção deve ficar perto dos 30 bilhões de litros,na cadeia produtiva da cana de açúcar, do açúcar e do etanol,trabalham diretamente,cerca de 1 milhão de pessoas.e indiretamente,outras 2,5 milhões.
As projeções para 2020 são de atingir 63 bilhões delitros de etanol.
Os ganhos
Com o caldo de uma tonelada de cana,e possível obter,em media 86 litros de etanol,ao final da produção costumam sobrar cerca de 135 quilos de bagaço seco.
Se esses 135 quilos forem processados para a obtenção do etanol celulósico, pesquisadores calculam um ganho de mais 36 litros do produto,somando,ao final,122 litros.
A planta de triunfo
Quando a planta daBraskem for oficialmente inaugurada na sexta feira,em triunfo,milhares de litros de etanol já estarão percorrendo as 2,1 mil toneladas de tubulações que compõem a gigante do plástico verde.
O vigor na produção tem motivo:antes mesmo do término das obras, nada menos que 70% da produção anual estimada em 200 mil toneladas já estavam comercializados.
A tendência ,segundo o diretor de empreendimentos...
tracking img